Para fazer uma boa escolha sobre o material isolante a escolher para o isolamento térmico da sua casa deve informar-se com atenção. Aqui estão alguns detalhes sobre esse tema cada vez mais comum.
Escolher o isolamento térmico para suas casas ainda é uma solução que muitos escolhem hoje . Embora seja uma técnica construtiva introduzida há cerca de 30 anos, ainda hoje é escolhida por ser um bom investimento a longo prazo que garante diversas vantagens.
É um sistema bastante económico e simples de implementar em edifícios existentes para evitar dispersão de energia . Na verdade, graças ao revestimento térmico, o desempenho no verão é melhorado, conseguindo manter os ambientes mais frescos e da mesma forma no inverno evita-se que o calor se disperse.
A escolha do material isolante é importante . São tantos no mercado e às vezes essa grande variedade pode desestabilizar a escolha. Existem os leves, os sintéticos, os pesados ou os de origem natural. Os preços variam, mas você não deve escolher apenas com base nisso. Vamos ver quais são os melhores.
Material de isolamento – é isso que você precisa escolher
Como dissemos, existem muitos produtos isolantes no mercado e por isso às vezes a escolha não é fácil . Primeiro você terá que navegar por uma lista de preços regional para entender mais, mas acima de tudo você precisa da ajuda de um especialista que também poderá aconselhá-lo com base no seu orçamento.
Na verdade são muitos e entre estes também variam as características técnicas e não apenas o preço. Após a escolha é sempre necessário verificar, com a ajuda de um especialista, se o material utilizado é o escolhido no catálogo. Mas vamos ver algumas diferenças nos materiais isolantes para o revestimento térmico.
Estávamos dizendo que não é apenas o preço que deve ser considerado, mas sobretudo as características do material . Por serem tantos você certamente encontrará o que precisa pelo preço estabelecido no início da obra. Por exemplo, entre os produtos do catálogo estão poliestireno, lã de rocha e nanotecnologias.
O poliestireno tem um custo médio-alto, pois ronda os 87 euros por metro quadrado . Isto tem uma condutividade térmica λD entre 0,035 e 0,037 W/mK. A lã de rocha é mais barata porque o custo ronda os 67 euros por metro quadrado . Neste caso a condutividade térmica λD ≤ 0,035 W/mK. A preços diferentes podemos ver que a condutividade é muito semelhante.
O terceiro exemplo deque queremos dar é aquele com nanotecnologias que normalmente possuem uma condutividade térmica λ = 0,002 W/mK. O preço médio do metro quadrado é de 130 euros. É um isolante com menor condutividade apesar do preço mais elevado.
Por isso, como dissemos antes, precisamos contar com um especialista . Na verdade não existe material perfeito mas como vimos, um preço mais elevado não garante melhor condutividade . Mas certamente os mais utilizados são os dois primeiros que citamos, o poliestireno e a lã de rocha.