O louro é uma planta muito utilizada na culinária e na medicina tradicional, graças às suas propriedades capazes de tratar problemas digestivos, dores musculares e articulares e alterações do ciclo menstrual .
Segundo a tradição, o aroma do louro também possui propriedades benéficas , por isso foi utilizado em muitos rituais de iniciação espiritual. Das suas folhas obtemos um óleo essencial aromático com propriedades expectorantes, descongestionantes, relaxantes e ansiolíticas.
Ao queimar as folhas de louro , um aroma especial se espalha pelo ambiente, purificando o ar e proporcionando sensação de frescor, prazer e bem-estar. O vapor de louro contém linalol, um óleo relaxante que combate o estresse e as dores de cabeça, e cineol, um óleo antibacteriano e antibrônquico.
Para queimar as folhas de louro, utilize um pires simples, permitindo que o fumo se distribua pela divisão e tendo cuidado para não se queimar.
A fumaça não deve ser inalada, mas apenas utilizada para aromatizar o ambiente como se fosse um incenso. Os óleos das folhas de louro permanecerão no meio ambiente e entrarão nos pulmões de forma não invasiva.