As 10 plantas antibióticas mais eficazes e poderosas

A natureza nos oferece uma grande variedade de especiarias e plantas terapêuticas muito poderosas. Neste artigo sugerimos as 10 plantas antibióticas mais eficazes , que nos ajudarão a combater infecções sem causar efeitos colaterais.

Pimenta malagueta . Condimento muito frequente em receitas culinárias, possui propriedades antiinflamatórias e antibióticas. Contém capsaicina, composto que estimula a circulação de enzimas digestivas e produz endorfinas, hormônios que aumentam a felicidade.

Cúrcuma . É uma das plantas antibióticas e antiinflamatórias mais poderosas. Contém compostos que aumentam as defesas e podem nos ajudar a combater gastrites e úlceras gástricas.

Alecrim . Faz parte da nossa tradição alimentar, mas poucos sabem que também possui excelentes propriedades terapêuticas. Aumenta as defesas, combate infecções e alivia inflamações de hematomas.

Equinácea . Estimula o sistema imunológico, combate patógenos, alivia sinusites, herpes, alergias e infecções. Recomenda-se tomá-lo em forma de infusão.

Canela . Possui ótimas propriedades anti-sépticas e pode combater doenças respiratórias como asma ou bronquite. É uma excelente planta antibiótica e antiinflamatória.

Timão . É uma das plantas terapêuticas mais poderosas. Suas flores e folhas são ricas em óleos essenciais com propriedades antimicrobianas e antivirais. É particularmente útil para promover a cicatrização de feridas.

Gengibre . Possui poderosas propriedades antiinflamatórias e antibacterianas, podendo nos ajudar a combater gastrites ou outras doenças associadas ao aparelho digestivo. Um bom chá de ervas com gengibre nos ajuda a aliviar a tosse e a congestão.

Orégano . Planta digestiva por excelência, contém timol e carvacrol, com excelentes propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias.

Menta . Possui propriedades antiinflamatórias e antibacterianas e é particularmente útil contra parasitas intestinais.

Sábio . Antibiótico natural por excelência, é utilizado no tratamento de infecções do trato respiratório. Nesse sentido, sugere-se beber um chá de ervas preparado com folhas de sálvia, útil no alívio de faringites e resfriados.