Existem inúmeras ervas na natureza repletas de propriedades terapêuticas, que são utilizadas desde a antiguidade para tratar diversas patologias de forma natural. Estas ervas contêm princípios ativos que podem ajudar no tratamento de diversas doenças e representam uma alternativa natural a medicamentos e medicamentos de diversos tipos.
As ervas e plantas medicinais que a natureza nos oferece, embora eficazes, devem ser tomadas com cautela. Abaixo apresentamos uma lista de 20 ervas que curam o corpo e a mente , especificando para quais patologias são particularmente eficazes.
Sábio. Entre os usos curativos desta erva, segundo alguns estudos, está também o tratamento do Alzheimer. Sage contém acetilcolina, um neurotransmissor que promove o funcionamento mental e a recuperação da memória.
Tabaco. Embora possa parecer surpreendente, esta planta é muito eficaz no tratamento de picadas de abelhas ou vespas. Atua como anestésico local e ajuda a eliminar as toxinas da picada.
Salsinha. Uma planta muito utilizada na cozinha e muito rica em propriedades e benefícios. É útil no tratamento do mau hálito, graças à alta concentração de clorofila.
Flor da Paixão. Está demonstrado que esta planta, da qual existem cerca de 500 espécies, é eficaz no controlo de estados de ansiedade.
Alecrim. Ótima planta aromática que pode melhorar a nossa memória.
Crisântemo. As propriedades medicinais desta planta são exploradas principalmente na China, onde é utilizada no tratamento de resfriados.
Consolidar. Quando aplicado na pele, é excelente para reduzir o ressecamento e a inflamação.
Eucalipto. Excelente mucolítico e antiinflamatório, particularmente eficaz contra doenças respiratórias.
Calêndula. É usado para curar feridas e prevenir infecções de pele. Possui ótimas propriedades antivirais e antiinflamatórias.
Hortelã. Muito eficaz no tratamento de desconfortos estomacais, tem grande ação diurética.
Erva de São João. Alguns estudos demonstraram que esta planta, também chamada de “erva de São João”, é eficaz no tratamento da depressão leve a moderada.
Sementes de erva-doce. Eles podem aliviar a constipação e a inflamação.
Canela. Rica em propriedades e benefícios, a canela é particularmente adequada para equilibrar os níveis de açúcar no sangue e é útil para quem sofre de diabetes tipo 2.
Lavanda. Uma excelente planta que alivia tensões e estresse.
Macio. Não há evidências científicas, mas o chá preto é usado na medicina tradicional para tratar doenças cardíacas.
Urtiga. Possui ótimas propriedades antiinflamatórias e é utilizado como tratamento contra a caspa.
Alcaçuz. A raiz desta planta tem propriedades antiinflamatórias e pode tratar dores de garganta com sucesso.
Ginseng. A raiz de Ginseng dá muita energia.
Camomila. Muito conhecido pelas suas propriedades calmantes, ajuda a induzir o sono.
Ruivo. Amplamente utilizado na medicina tradicional, o gengibre pode aliviar tonturas e náuseas.