As 7 plantas suculentas mais adequadas para serem mantidas dentro de casa

Existem suculentas que preferem mais a sombra do que o sol , e são perfeitas para ambientes internos. As suculentas estão disponíveis nas mais diversas cores e formatos, e são ideais para decorar e dar um toque de vitalidade e cor às nossas casas.

A maioria das suculentas prefere a luz solar, mas algumas podem crescer bem e prosperar mesmo em sombra parcial, colocadas em locais claros, mas sem luz solar direta. Abaixo listamos as 7 plantas suculentas que melhor se adaptam a ambientes internos .

1. Sansevieria trifasciata

Estão entre as plantas de interior mais resistentes do mundo e adaptam-se bem a qualquer clima ou situação de luz. Muito utilizados para decorar residências e escritórios, possuem um visual atraente e moderno que se adapta bem a qualquer estilo.

Sansevieria tolera climas tórridos, mas deve sempre ser protegida da luz solar direta. Deve ser regada a cada 2 a 6 semanas, dependendo da temperatura, luz e umidade do contexto.

2. Aeonium tabuliforme

Aeoniums são plantas suculentas muito atraentes devido às suas folhas em forma de roseta. Possuem folhagem compacta, quase plana e folhas em formato de espiral.

Podem crescer bem tanto no interior como no exterior, mas devem ser protegidos da geada e não devem ser expostos à luz solar direta. Regue pouco, sem criar estagnação da água.

3. Aeonium “kiwi”

As suculentas coloridas estão entre as mais populares. Aeonium “kiwi” tem folhas verdes com um toque de cor viva nas bordas. Esta planta é um híbrido um pouco mais delicado que outras plantas do mesmo gênero.

O Aeonium “kiwi” tem formato de roseta, com folhas capazes de conservar muita água e crescimento lento.

4. Gasteria gracilis

Este gênero de plantas suculentas, de formato semelhante ao aloe vera, é nativo da África do Sul, onde cresce em condições de semi-sombra e em solos bem drenados. A planta tolera condições de menor luminosidade do que outras suculentas e por isso é perfeita para ambientes internos.

Gasteria precisa de pouca água e deve ser fertilizada uma vez por ano. Lembre-se de nunca expô-lo à luz solar direta.

5. Crassula ovata “Gollum”

Esta planta pertence à família das árvores Jade e adapta-se muito bem à sombra. Gollum é muito fácil de encontrar e pode ser reproduzido com a mesma facilidade a partir de pequenos cortes.

Precisa de luz, mas prefere sombra em climas particularmente quentes. Pode ser cultivada dentro de casa, mas deve ser colocada perto de uma janela bem iluminada. Certifique-se de que tenha uma boa drenagem e regue esporadicamente.

6. Haworthia

Eles têm folhas pontiagudas cheias de manchas brancas. Necessita de poucos cuidados e é uma das suculentas mais fáceis de cultivar.

Certifique-se de que a planta tenha uma boa drenagem e regue somente quando o solo estiver completamente seco e as folhas começarem a enrolar (a cada 2 a 3 semanas, dependendo do clima). No inverno eles precisam de muito menos água.

7. Crassula ovata (árvore de Jade)

É uma das plantas suculentas mais difundidas e apreciadas, tanto em casa como no escritório, porque é considerada um amuleto da sorte. Fácil de cuidar, basta seguir alguns pequenos cuidados quanto à luz, temperatura e adubação.

Ao contrário de outras suculentas, a árvore de Jade precisa ser regada com mais frequência. Nunca espere que o solo seque completamente, mas não exceda a frequência de rega. Regue apenas quando a superfície do solo estiver seca ao toque.

A árvore de Jade precisa de um pouco de luz solar para crescer, por isso é uma boa ideia colocá-la perto de uma janela.