“Aviso: Marcas de ovos retiradas devido a riscos à saúde”

Todos os dias há recalls de produtos que compramos para cozinhar no dia a dia. As razões para estes recalls são mais ou menos graves. Os recalls atualmente dizem respeito a ovos. Qual é o risco se você comprou ou consumiu esses produtos, quais produtos são afetados e o que você deve fazer?

Infelizmente, os recalls de produtos dizem respeito a uma ampla gama de produtos que compramos para cozinhar todos os dias. Não se trata apenas de produtos frescos como ovos, salsichas, carne, iogurte ou queijo. Até as roupas de cama que temos em nossos armários são afetadas de vez em quando. Pensemos, por exemplo, nos frutos secos, no chocolate, em alguns biscoitos ou bolachas, mas também nos molhos ou cubos de caldo. Os produtos são recolhidos por marcas ou autoridades governamentais com o risco mínimo que esses produtos possam representar para a saúde do consumidor.

Às vezes as consequências podem ser graves. É o caso quando detectamos a presença de bactérias como a salmonela ou a listeria em quantidades excessivas nos alimentos, o que pode levar a uma intoxicação alimentar. Alguns casos de recolha são menos graves (mas ainda assim valem a pena ter em consideração) quando dizem respeito, por exemplo, a um problema de rotulagem que não menciona produtos alergénicos como glúten, ovos ou frutos secos ou a presença de pesticidas ou ingredientes não autorizados ou em níveis mais elevados quantidades até ao limite autorizado.

Quais são os riscos de comer esses ovos?

Os ovos afetados são recolhidos e retirados da venda devido ao risco de presença de Salmonella spp, agente causador da salmonelose. A intoxicação alimentar causada por Salmonella manifesta-se por distúrbios gastrointestinais (diarréia e vômito) e/ou febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente aparecem 6 a 72 horas após o consumo dos produtos suspeitos. São mais ou menos pronunciados em crianças pequenas, mulheres grávidas, indivíduos imunocomprometidos e idosos. 

As pessoas que consumiram os produtos recolhidos e que apresentam estes sintomas são incentivadas a consultar o seu médico e relatar tal consumo. Se você não notar nenhum sintoma dentro de 7 dias após consumir os produtos afetados, não se preocupe e consulte um médico.

É bom saber   : se o produto tiver de ser cozinhado antes do consumo com uma temperatura central de cozedura superior a 65°C, isso ajuda a destruir estas bactérias e a prevenir as consequências da contaminação. Boas notícias, saber que muitos de nós comemos ovos cozidos.

Quais produtos são afetados por esse recall?
São ovos de diversas marcas que podem ser encontrados em diversas lojas. Aqui está a lista:

Caixas de 10 ovos frescos caipiras da marca ECO + vendidos pela E.Leclerc em toda a França. O lote afetado é: GTIN 3450970169103.

Caixas de 6, 12 ou 20 ovos da marca Les œufs de nos Régions vendidas pela E.Leclerc em toda a França. os lotes envolvidos: GTIN 3564706542556, GTIN 3564706516564, GTIN 3564706516540 e GTIN 3564706516557.

Não consuma esses ovos e devolva-os ao local de compra para reembolso.

Para obter mais informações sobre esses procedimentos de recall, consulte nosso artigo: Recalls massivos de produtos, como funciona?