Ter um banheiro bem limpo em casa é essencial; no banheiro da família, a higiene corporal e a eliminação de resíduos fisiológicos muitas vezes coincidem.
Ocupar-se e encher-se de produtos comerciais, além de caro, também é contraproducente para a saúde do planeta . Do nosso jeito pequeno podemos usar produtos que poluem menos para alcançar o mesmo resultado.
Banheiro limpo e higienizado
Para alguns, o banheiro bem limpo não é uma simples tarefa doméstica de ser realizada, mas uma verdadeira “missão de esterilização”, como se fosse o único local onde é possível pegar doenças transmissíveis.
Dado que existem algumas bactérias e vírus cuja presença é mais comum em casas de banho públicas , uma vez que são transmitidos através das fezes, isto não é tão simples, a menos que queira beijar a sanita em questão.
É óbvio que uma sanita mal limpa dá origem a maus odores e muito mais , por isso deve ser limpa com frequência, sem inundá-la com agentes químicos, como se fosse a “Caixa de Pandora”.

Os patógenos geralmente se espalham através de feridas, boca, nariz ou olhos , e é por isso que é muito mais importante lavar bem as mãos e observar o que você come, em vez de se preocupar em colocar a bunda em um banheiro comum.
A famosa Escherichia coli, responsável por muitas intoxicações alimentares, é transmitida pelas fezes, geralmente quando alguém ou algo a passa para os alimentos , embora também possa aderir a superfícies não porosas, como o vaso sanitário.
Se formos infectados, o efeito dominó não será agradável e provavelmente incluirá cólicas abdominais e vômitos. Isso significa que fazer uma boa higiene das mãos DEPOIS de ir ao banheiro é uma ótima ideia. É por isso que as pias do banheiro estão lá.
Limpe o banheiro com produtos verdes
No inverno, além de termos que combater o coronavírus, temos que lidar com resfriados normais.
O vírus da gripe pode viver de dois a três dias em qualquer superfície não porosa, como o banheiro, e algumas cepas, como a gripe aviária, podem durar semanas.
Os rinovírus, que causam o resfriado comum, duram muito menos, não sobrevivendo nem um dia inteiro. Isso significa que a limpeza do banheiro familiar é necessária para limitar a propagação.
Para ter um banheiro bem limpo bastam alguns produtos que temos em casa:
- vinagre de álcool branco,
- bicarbonato,
- sabão para louça,
- recipiente de pulverizador,
- água muito quente,
- várias esponjas e escova de dentes.
O processo de limpeza torna-se rápido e fácil se utilizarmos produtos que não envenenem os pulmões e o mar. Neste caso basta colocar algumas gotas de sabonete no vaso sanitário e borrifar o bicarbonato de sódio.

Neste ponto deverá dar um belo toque de vinagre de álcool branco, sempre diretamente no copo, e deixar os produtos agirem por cerca de dez minutos.
Passado o tempo de instalação, após calçar as luvas, comece a esfregar todas as partes do vaso sanitário. Para limpar o assento do vaso sanitário, que coleta todos os respingos após a descarga, pode-se usar água e bicarbonato de sódio e esfregar com uma esponja.
Por fim, despeja-se água bem quente, para amplificar o efeito de limpeza em cada parte limpa.

Por fim, seque com um pano de microfibra limpo. Quem tem caixa d’água externa pode concluir colocando um pouco de vinagre de álcool na água, vai ajudar a eliminar vestígios de calcário.