Lidar com um vaso sanitário entupido não é incomum, e só de pensar em ter que desentupi-lo já deixa você desconfortável. Entre as razões deste problema está a presença de papel higiênico ou corpos estranhos depositados nas diversas paredes da tubulação. De qualquer forma, é necessária uma solução radical e não é necessariamente o uso de um item que você está pensando que resolverá o problema!
Embora às vezes o desligamento do vaso sanitário possa ser limitado a um simples êmbolo , vários métodos podem ser considerados sem a necessidade de procurar a ajuda de um encanador . O que compartilharemos com você irá surpreendê-lo pela sua acessibilidade.
Como desentupir vaso sanitário sem usar desentupidor?
Chega de êmbolos ou produtos químicos nocivos para desentupir seu vaso sanitário. A solução pode ser resumida em duas palavras: saco de lixo. Especificamente, o truque é cobrir o esfregão com um saco de lixo, certificando-se de que não haja buracos no esfregão. Em seguida, você inserirá a vassoura no vaso sanitário e a moverá para cima e para baixo para simular a ação de um desentupidor de vaso sanitário . Certifique-se de cobrir o chão com alguns panos de prato com antecedência para evitar respingos de água. Além disso, pelo mesmo motivo, recomenda-se também o uso de luvas.
Como você pode ver, o método pode parecer um pouco estranho, mas pode ser muito eficaz, ao contrário da ventosaterapia normal. Se você não tiver um êmbolo ou uma vassoura, pode enfiar o braço no saco de lixo e depois no vaso sanitário para remover o entupimento . Neste caso e como medida de precaução, não hesite em duplicar ou mesmo triplicar as suas malas.
Que outras técnicas para desentupir um vaso sanitário sem desentupidor?
Contra obstruções, principalmente as menores, você sempre pode usar produtos caseiros .
Use detergente para desentupir rapidamente o vaso sanitário
Graças ao detergente e aos seus agentes lubrificantes, os detritos serão mais fáceis de remover, o que permitirá acabar com o entupimento. Para fazer isso, despeje meio copo no vaso sanitário, deixe descansar por alguns instantes e dê descarga .
Mais saboneteira? Corte pedaços de sabão e coloque-os no vaso sanitário. Contra pequenos engarrafamentos, este método pode ser suficiente.
Desentupir o vaso sanitário com água quente
A obstrução parece mais persistente do que o esperado? Em seguida, use água quente. Porém, evite ferver a água , pois isso pode danificar a porcelana da tigela . Quando você despeja água quente no vaso sanitário, a força do jato provavelmente desalojará os elementos responsáveis pelo entupimento do vaso sanitário.
Use bicarbonato de sódio como abridor de banheiro
Você também pode recorrer a uma solução natural, despejando um copo de bicarbonato de sódio que deixará agir por alguns instantes antes de enxaguar. Você pode seguir o mesmo procedimento derramando sucessivamente dois copos de vinagre branco e deixando agir desta vez por uma ou duas horas e depois dando descarga.
Algumas técnicas “manuais” para desbloquear o vaso sanitário
Além dos métodos mencionados acima, você também pode usar técnicas chamadas ” manuais” para combater bloqueios teimosos.
Desentupir o ralo do vaso sanitário com uma garrafa de plástico
Comece cortando a base da garrafa plástica com uma tesoura grande ou mesmo uma faca, sem retirar a tampa. Certifique-se de que esteja bem fechado. Em seguida, mova a garrafa para frente e para trás como uma ventosa e gradualmente você deverá notar o bloqueio no tubo que está sendo evacuado.
Desbloquear um banheiro usando o método do cabide
Este método é um dos melhores para tratar tampões médios. Simplesmente desenganche o gancho para que fique reto e insira sua extremidade dentro da tigela para alcançar a rolha. Por fim, mova-se para frente e para trás até que seu banheiro esteja finalmente limpo.
Essas soluções são práticas e economizarão custos desnecessários de encanamento. Porém, se nenhum deles parecer funcionar da maneira que você deseja, considere contratar um profissional.