Bicarbonato de sódio, cuidado onde você usa, os danos nessas superfícies são irreversíveis

O bicarbonato de sódio é um aliado válido em casa, pois resolve muitos problemas de qualquer natureza, dos mais simples aos mais complexos, dos mais graves aos menos graves.

O produto é ecológico e econômico, por isso muitas pessoas o preferem a todos os outros produtos geralmente utilizados para limpeza e higienização da casa.

O bicarbonato de sódio tem propriedades excepcionais e interessantes de remoção de manchas e desodorização, por isso pode substituir qualquer detergente químico. Entre outras coisas, por ser totalmente isento de perigos, é muito utilizado na cozinha.

Bicarbonato de sódio, aliado na limpeza e muito mais

Ao contrário de muitos produtos, pode ser utilizado para limpar qualquer superfície da casa sem medo de estragá-la, embora deva saber que em alguns casos corre-se o risco de danificar as superfícies mais particulares ou delicadas.

O produto possui qualidades consideráveis, nomeadamente é abrasivo, ao mesmo tempo que é delicado, levemente perfumado, não excessivamente. Por todos estes motivos utilizamos no banheiro, na cozinha, no jardim, para lavar roupa, até para amaciá-la.

Se for combinado com vinagre branco ou limão torna-se excepcional, infalível, incomparável com qualquer outro produto natural ou não natural.

Como usar o bicarbonato de sódio em casa, em quais superfícies é melhor evitar aplicá-lo

Com bicarbonato de sódio, você pode desengordurar pratos, limpar todas as superfícies e desodorizar ambientes onde haja um odor forte, às vezes desagradável. Resumindo, existem muitas vantagens e desvantagens.

Entre as desvantagens, a mais importante: nunca deve ser utilizado em determinadas superfícies , a menos que se queira ter consequências negativas. Em particular, o bicarbonato de sódio não deve ser usado para lavar pisos de quartzo ou mármore.

bicarbonato de sódio-imilanese.nanopress.it

Pode ficar danificado ou manchado porque ataca os minerais, danificando-os completamente. Então não deve ser utilizado em vidro porque é frágil, podendo ser riscado, conseqüentemente perderia o brilho e o brilho.

Da mesma forma que não pode ser usado em talheres, há muitas pessoas que recomendam polir prata para lembrancinhas de casamento ou qualquer outra coisa com uma pitada de bicarbonato. Na realidade também poderia ser feito, mas é preciso ter muito cuidado, principalmente se forem antiguidades.

Em vez disso, é melhor pedir conselho ou ajuda a um profissional que saiba o que e como fazer melhor do que ninguém. Não deve ser utilizado nem em placas vitrocerâmicas porque ataca e cria uma película branca difícil de remover.

Higiene pessoal, vantagens e desvantagens

No que diz respeito à higiene pessoal, também há quem a utilize em vez da pasta de dentes, para escovar os dentes para descalcificá-los e remover a placa bacteriana e a sujidade persistente. Na realidade não deve ser usado ou em qualquer caso não deve ser usado diariamente, mas apenas ocasionalmente porque pode danificar o esmalte.

bicarbonato de sódio-imilanese.nanopress.it

Também pode ser perigoso para as gengivas, que podem sangrar devido aos movimentos da escova de dente e o bicarbonato aplicado nelas seria agressivo. 

Distinção entre os vários tipos de bicarbonato

Tenha o cuidado de fazer a distinção correta entre os vários tipos de bicarbonato porque não é só aquele que usamos na cozinha. Em particular, existem três tipos de bicarbonato no mercado e obviamente não têm as mesmas utilizações.

O refrigerante é diferente do bicarbonato, e não para fins alimentares , é útil para lavar roupas particularmente manchadas ou danificadas.

Bicarbonato de sódio-imilanês.nanopress.it

Em seguida vem o bicarbonato farmacêutico que pode ser usado para tratar distúrbios digestivos ou na pele. Certamente é excelente, mas é aconselhável não ultrapassar 10 gramas por dia e consultar sempre o seu médico para não cometer erros.

Depois, há o bicarbonato alimentar que pode ser utilizado para cozinhar, por exemplo, para adicionar a pastéis em substituição do fermento, ou para arejar preparações, para desinfetar vegetais ou frutas para consumir com casca.

Há até quem o utilize para tirar a acidez do tomate ou para amaciar a carne. Depois, há o bicarbonato técnico que é o mais barato, é usado para bricolagem ou jardinagem e não deve ser aplicado na pele ou no cabelo e, sobretudo, não pode ser ingerido.

No que diz respeito ao bicarbonato natural , não é um perigo , mas como tudo deve-se sempre utilizá-lo de maneira correta, dentro dos limites, sem exagerar.