Bicarbonato no jardim: aqui estão os dez usos que você ainda não conhecia para suas plantas e flores: experimente agora.
Costumamos utilizá-lo na cozinha e no banheiro para remover depósitos de calcário ou para combater o cheiro de esgoto proveniente do ralo do chuveiro e da pia. Estamos falando do bicarbonato, que também pode ser usado na horta. É um segredo que muitos viveiros e floristas colocam em prática para manter o frescor das flores cortadas e também para neutralizar a formação de germes e bactérias que se aninham nas paredes do vaso. Vamos descobrir quais são os dez usos do bicarbonato para suas plantas que você ainda não conhecia.
Bicarbonato de sódio: o que é?
Todos conhecemos o bicarbonato de sódio, que é um sal de sódio do ácido carbônico. É frequentemente utilizado por empresas alimentares sob a abreviatura E 500 como um aditivo alimentar codificado pela UE. Além de ser um aditivo alimentar, o bicarbonato de sódio é utilizado para fins digestivos, higienizantes, clareadores, terapêuticos e esfoliantes.
Dentre os efeitos colaterais decorrentes do uso do bicarbonato estão: cansaço, vômitos, hipertensão, náuseas, edema e sede excessiva.
Bicarbonato de sódio no jardim: usos que você não conhecia
Existem dez usos para o bicarbonato de sódio que você não conhecia e que pode usar em seu jardim.
O bicarbonato de sódio é um remédio válido e de baixo custo que pode ser usado em práticas de jardinagem e no cultivo de sua própria horta.
Todos nós temos acesso fácil ao bicarbonato de sódio em casa porque podemos usá-lo para cuidados pessoais e limpeza doméstica. O bicarbonato pode ser usado na jardinagem para proteger plantas e flores de ataques de parasitas e insetos. Basta adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao solo para protegê-lo e combater o crescimento de fungos.
O bicarbonato de sódio pode ser usado como um remédio natural válido e eficaz para limpar e eliminar colônias de mofo e líquenes que se formam nas lajes externas de jardins e hortas. Para manter a boa saúde do jardim e combater os fungos, é aconselhável adicionar ao solo uma mistura de água, bicarbonato e ácido cítrico. Você também pode usar bicarbonato de sódio para se livrar das ervas daninhas.
Por exemplo, para eliminar a perigosa dedaleira, você pode borrifar uma solução de água e bicarbonato de sódio com um borrifador. Para desinfetar o solo e manter seu PH pode-se usar uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Para plantas acidófilas, como manjericão e hortênsia, o bicarbonato de sódio é uma verdadeira panacéia. Para evitar que as plantas e flores cortadas murchem, é uma boa ideia adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio também é um remédio verdadeiramente eficaz para limpar ferramentas de jardinagem.