O excesso de espuma na máquina de lavar não se resolve com vinagre: aqui está o método correto para resolver este problema. Continue lendo para saber mais.
Muitas vezes notamos uma quantidade excessiva de espuma dentro da nossa máquina de lavar. Nem todos sabem: a presença de demasiada espuma representa um perigo para o nosso aparelho. A maioria das pessoas acha que é normal ou até um bom sinal, acreditando que a roupa ficará ainda mais limpa. Não é nada disso . Algumas outras pessoas, porém, acham que podem remediar esse problema usando vinagre , nada poderia estar mais errado! O vinagre não resolverá o excesso de espuma e pode até piorar a situação causando maiores danos.
Se você já se deparou com esse problema, continue lendo: agora veremos juntos como proceder para que a espuma diminua e também procuraremos as causas desse fenômeno.
É por isso que o excesso de espuma é criado na máquina de lavar
Durante o ciclo de lavagem das nossas roupas podemos notar um excesso de espuma pela porta da nossa máquina de lavar. Se o tambor ficar cheio de espuma, isso não é necessariamente consequência de um mau funcionamento da máquina de lavar, as causas podem ser encontradas em outro lugar. Por exemplo, a dosagem incorreta de detergente: uma quantidade excessiva de detergente certamente pode criar excesso de espuma. Você deve sempre ler as instruções da embalagem para entender a dosagem correta do produto. Na maioria dos casos basta encher o copo medidor fornecido, noutros casos o detergente é tão concentrado que são necessárias apenas algumas gotas. A única maneira de ter certeza é lendo todas as instruções.

O tipo de produto que colocamos na gaveta da máquina de lavar é fundamental neste caso. Alguns detergentes têm propriedades diferentes dos mais comuns e requerem uma dosagem específica e, por vezes, reduzida para metade. Para cuidar da sua máquina de lavar a 360 graus você também precisa prestar atenção a esses detalhes e poderemos mantê-la intacta e totalmente funcional por muitos anos. Na verdade, uma quantidade excessiva de espuma pode causar danos à máquina de lavar, danos consideráveis . Todos os sistemas e a própria casa também seriam afetados. Além disso, a qualidade das nossas lavagens também é afetada, pois a espuma limita muito a fricção entre as roupas no tambor, impedindo uma lavagem eficaz.
Agora vamos ver juntos como resolver esta situação. Também explicamos por que o vinagre não é absolutamente adequado para resolver este problema.

Pare com o uso excessivo de vinagre: use estes outros ingredientes naturais
Muitos estão firmemente convencidos de que usando vinagre branco podem resolver o problema do excesso de espuma. Nada poderia estar mais errado : o vinagre branco não só não resolve o problema, como causaria muitos outros. O vinagre é composto principalmente de ácido acético, elemento que pode causar corrosão de peças metálicas a longo prazo. Portanto, o uso excessivo não é aconselhável, mas uma lavagem a vácuo uma vez por mês pode ajudar a mantê-lo limpo. Uma ou duas colheres de vinagre na gaveta da máquina de lavar ao lavar vazia ajudam a neutralizar todos os maus odores e também a desinfectar algumas zonas escondidas do nosso aparelho. Em todo caso, quando se trata de espuma, o vinagre deve ser esquecido: não adiantaria nada.
Caso esse problema surja, o correto é utilizar outros ingredientes para criar o “sabão”. A ensaboação reduzirá significativamente a produção de espuma no tambor e também poderá evitá-la. Esta é uma mistura muito simples de criar, exigindo apenas três ingredientes. São três ingredientes que todos temos em casa, por isso não há buscas impossíveis nas lojas e nem gastos excessivos. Para o sabonete devemos combinar água, sabonete de Marselha e álcool etílico. Abaixo vemos como criar essa mistura e como utilizá-la.
Água, sabão de Marselha e álcool: o sabonete para dizer adeus ao problema
Para criar este sabonete devemos, portanto, combinar água com sabão de Marselha e álcool. Todos sabemos o que é o sabonete de Marselha, é um produto que se confirma como um aliado insubstituível na limpeza da casa. Pode ser utilizado de qualquer forma, inclusive em pisos, louças sanitárias e em qualquer material. Além disso, possui um aroma delicioso e inconfundível. Não esqueçamos que também é excelente para cuidados pessoais. O álcool etílico , o rosa por assim dizer, é um desinfetante muito poderoso que nunca falha na limpeza: pode tirar manchas de qualquer coisa. Esta mistura de álcool etílico, sabão de Marselha e água será uma panacéia para a nossa máquina de lavar e para o problema da espuma.
O sabonete de Marselha é extremamente solúvel, em contato com a água dissolve-se rapidamente tornando-se um perfeito antiespumante . Nesse caso, o álcool etílico tem a função de conservar por muito tempo essa chamada mistura de sabão. As propriedades extremamente antifúngicas do álcool fazem dele um conservante perfeito: as bactérias não podem entrar em contato com ele de forma alguma. As doses exatas para criar o nosso sabonete são as seguintes: um litro de água desmineralizada, 120 gramas de sabonete de Marselha e 100 mililitros de álcool etílico. Os 120 gramas de sabonete de Marselha devem ser ralados antes de prosseguir. Vamos ver o procedimento em detalhes.

O procedimento correto para criar sabonete
Depois de medir corretamente os ingredientes, é necessário misturá-los. A melhor forma de fazer isso é usar um recipiente bem grande de material sólido, misturar tudo com o auxílio de uma espátula e deixar agir por uma noite inteira. No dia seguinte precisamos encher uma panela com água, deixar ferver e derreter a nossa mistura em banho-maria com a ajuda de um batedor . O sabonete estará pronto quando tiver consistência lisa e densa. Neste ponto a mistura estará oficialmente pronta para uso e poderemos armazená-la por muito tempo.
Portanto, caso ocorra formação excessiva de espuma na máquina de lavar, poderíamos intervir colocando apenas 20 gramas de sabão na gaveta apropriada. Vinte gramas são indicados para máquinas de lavar com capacidade de 5 kg. Deve-se notar que este é um método eficaz apenas quando se trata de lavagens de 50 graus ou mais. Experimente você mesmo, você nunca mais voltará. O sabão resolverá este problema potencialmente prejudicial e também liberará um aroma agradável no tambor da máquina de lavar.