A nossa casa é o local que tendemos a manter o mais limpo possível porque lá passamos muito tempo e fizemos sacrifícios para poder viver ali perfeitamente.
Por este motivo, frequentemente, pelo menos uma vez por semana, lavamos as superfícies e antes de o fazer devemos retirar todo o excesso de pó e detritos que aí possam acumular-se.
Vassoura: Este é o método do saco
Uma das superfícies com maior sujidade é o chão. Deve ser tratado dependendo da conformação, pois alguns pisos são em parquet ou madeira e devem ser lavados com determinados produtos.
Outros, porém, geralmente feitos de granito ou mármore, podem ser lavados com produtos comerciais ou ingredientes naturais para garantir o brilho.
Entre eles estão o sal e o bicarbonato de sódio que, combinados com a água quente, proporcionam um efeito tira-manchas nunca antes visto e podem deixar o piso brilhante por muito tempo mesmo após apenas uma demão.
No entanto, isto pode não ser útil para as vias de fuga , ou seja, as linhas de demarcação entre uma laje e outra e portanto para garantir que esta é retirada da sujidade devem ser utilizados outros métodos e nomeadamente os produtos indicados para o efeito.
Essas rotas de fuga ficam sujas devido ao acúmulo de cabelos e poeira que se forma com o tempo. Na verdade, no nosso chão não existem apenas resíduos de alimentos ou poeira , mas também cabelos que podem ter caído do nosso corpo.
A situação fica mais complicada se tivermos animais de estimação , pois eles soltam pelos e às vezes, principalmente no caso dos gatos, até pedaços de lixo ou, no caso dos cães, elementos externos.
A maneira de fazer isso
Portanto, antes de lavar o chão, é aconselhável aspirar o chão para tirar tudo da vida, mas se não tivermos esse aparelho basta varrê-lo com uma vassoura.
Muitas vezes, porém, ele não consegue capturar toda a sujeira e na verdade fica preso entre as cerdas e é aí que entra o saco plástico que vai resolver esse problema tão chato.
Basta pegar um saco e amarrá-lo na parte onde estão as cerdas da vassoura e depois iremos varrer o chão normalmente, veremos que a sujeira não se aninhou na vassoura e terá ficado toda de um lado em ordem .
Desta forma podemos pegar na nossa pá e retirar todos os resíduos do chão, depois lavá-lo e desinfectá-lo. Ao retirar o saco da vassoura, veremos como não haverá poeira e outras coisas dentro.
Esse método tem sido utilizado por muitas donas de casa que postam em blogs porque resolve o problema que acontece com todo mundo ao usar uma vassoura de cerdas comum .