Quando o tambor da máquina de lavar apresenta problemas, nunca ou quase nunca é algo simples de consertar, exceto em alguns casos.
Jogar um punhado de arroz na máquina de lavar parece uma “ideia maluca” para você? Ao continuar lendo, você descobrirá que talvez seja menos bizarro do que você imagina.
Cuidados e economia da máquina de lavar
Não há cheiro mais fresco do que roupa recém-lavada. Mas se você sentir um cheiro ruim ao abrir a porta da máquina de lavar, é hora de agir.
Muitos de nós lavamos a nossa roupa a temperaturas mais baixas para poupar dinheiro e proteger o ambiente, mas isto tem o infeliz efeito secundário de permitir o crescimento de bactérias e bolor dentro das nossas máquinas de lavar. Para evitar maus odores e formação de bolor negro, é necessário limpar regularmente a própria máquina de lavar.
Muitas vezes você não sabe por onde começar, mas existem algumas etapas e truques para manter sua máquina de lavar limpa e poder lidar com a pilha de roupa com facilidade.
Verifique os cantos ocultos do tambor da máquina de lavar
Limpe regularmente a sua máquina de lavar roupa, prestando especial atenção à gaveta do detergente e às vedações da porta, pois é aqui que as bactérias tendem a acumular-se .
Na maioria das máquinas de lavar, a gaveta do detergente foi projetada para ser facilmente removível para que você possa retirá-la e enxaguá-la bem na pia. Verifique seu manual para descobrir como remover o seu.
Use calor e arroz no tambor da máquina de lavar
Fazer uma lavagem de serviço uma vez por mês com água quente (60°C ou superior) sem roupa ou detergente na máquina ajuda a eliminar mofo e bactérias.
Em áreas com água dura, descalcifique adicionando uma xícara grande de vinagre branco ou suco de limão em vez do detergente habitual e deixe a máquina vazia em um ciclo de lavagem normal.
Agora vamos descobrir a utilização do arroz, excelente não só na cozinha, mas também como absorvedor de odores nos dias mais húmidos em zonas fechadas como o guarda-roupa ou junto às janelas para absorver a condensação do vidro.
Envolvido em sacos perfumados com lavanda ou outras essências, perfuma o linho.
Resumindo, arroz não só para supplì ou timbales, mas para muito mais. Incluindo a máquina de lavar. Mas vamos ver como.
Um punhado de arroz na cesta
Antes de recorrer a esta solução é preciso ter clareza, ela não deve ser colocada solta na máquina de lavar, mas sim bem fechada em um saco e utilizada como amaciante natural, capaz de devolver o brilho e perfume desejados às roupas, mesmo depois uma seda que deixou nossas devido ao fumo e à fritura !
Se adicionarmos também algumas gotas de óleo essencial ao saco de arroz, será suficiente para iniciar um ciclo ainda a 30° e teremos roupas cheirosas e limpas com as cores dos tecidos brilhando.
O último cuidado, uma vez liberado o cesto de roupa suja, não elimine imediatamente o nosso saco de arroz, vamos deixá-lo aí imóvel, talvez com a porta aberta, ele continuará exalando seus aromas perfumados enquanto o cesto seca.