Experimente você também: coloque uma colher de açúcar no forno e veja o que acontece, você não vai conseguir ficar sem ela de novo! Vamos ver do que se trata.
Cozinhar é uma das paixões mais difundidas de todas, há quem adore cozinhar e mimar a família. Trabalhamos arduamente para criar pratos sempre mutáveis e elaborados, sem sempre conseguirmos atingir o efeito desejado. Isto acontece tanto porque, afinal, não somos chefs infalíveis, como porque muitas vezes são as nossas ferramentas que não colaboram.
Muitos dizem que cozinhar é como a matemática , tudo deve ser montado nas doses certas e precisas. Além das doses, um fator decisivo é o das temperaturas. A temperatura que você define para cozinhar qualquer prato no forno é essencial para o seu correto sucesso. Um prato perfeito é criado com as doses certas e o cozimento certo. Mas quantas vezes acontece que tudo se estraga devido ao cozimento incorreto? Com este método isso não acontecerá novamente. Vamos nos aprofundar juntos.
Eletrodomésticos: nossos amigos inimigos
Estamos no século XXI: podemos dizer com certeza que a tecnologia atingiu níveis muito elevados. Em casa, as nossas vidas são inevitavelmente influenciadas pelas novas tecnologias dos nossos eletrodomésticos. O problema é que grande parte dos ultramodernos tem um preço inacessível para muitos. Nos lares italianos continuam a ser utilizados os bons e velhos fornos , aqueles que simplesmente cumprem o seu dever sem demasiadas funções extra.
Estes fornos antigos também seriam perfeitos se não fosse a passagem do tempo: o passar dos anos não poupa nada nem ninguém, nem mesmo o correto funcionamento dos nossos eletrodomésticos. O problema mais comum diz respeito à temperatura dos fornos : a certa altura já não corresponde à marcada no botão. Veja como consertar com a ajuda de !
Colher de açúcar no forno: o motivo que você não espera
Depois de muitos anos percebemos que o bolo que preparamos mil vezes já não se cozinha da mesma forma e sobretudo já não se cozinha no mesmo tempo. Isto significa apenas uma coisa: a temperatura do forno já não é 100% precisa e controlável. A consequência é que temos que acompanhar continuamente o prato no forno, para avaliar o estado de cozimento. Mas o que acontece é que, ao abrir e fechar a porta do forno, a temperatura interna cai.
A temperatura baixa e a nossa comida demora muito mais tempo a cozinhar e também cozinha de forma irregular. Um problema bastante frustrante, principalmente para quem se preocupa tanto com o resultado perfeito dos seus pratos, para quem tem paixão pela cozinha e pela comida bem confeccionada. Não é difícil de entender, um donut de café da manhã totalmente queimado por fora e cru por dentro pode estragar o seu dia.
Aqui está, então, o método mais útil e intuitivo para entender a que temperatura está realmente o nosso forno. O que você precisa é simplesmente de uma colher de açúcar. Você precisa colocar essa colher de açúcar na bandeja interna do forno e esperar. Quando o açúcar começa a escurecer muito , significa que caramelizou.
Isso, você deve saber, acontece quando o forno atinge a temperatura de 160 graus. Em última análise podemos dizer que, se já não consegue gerir o seu forno e as suas temperaturas, com a colher de açúcar consegue perceber quando o forno atinge e ultrapassa os 160 graus. Esta é a temperatura que a maioria dos pratos necessita para cozinhar. Enquanto o açúcar mantiver a cor acastanhada significa que a temperatura do forno está constante em 160 graus, se ficar muito escuro significa que ultrapassou os 160 graus.