Com que frequência a roupa de cama deve ser trocada? Não coloque sua saúde em risco

Quem não gosta de encontrar uma cama aconchegante, quentinha e confortável no final do dia? Porém, trocar a roupa de cama não faz necessariamente parte desse prazer. Lençóis, capas de edredão, fronhas e cobertores são a roupa de cama que entra em contacto direto com o nosso corpo e pode tornar-se um terreno fértil para germes se não for limpa e trocada regularmente. Venha descobrir com que frequência trocar a roupa de cama para garantir seu conforto e prevenir doenças.

A arte de dormir não se limita à escolha do colchão e sommier adequados, mas também ao cuidado da roupa de cama. Se o sono é vital para o nosso corpo, é necessário um conjunto de lençóis limpos e desinfectados para uma boa saúde e uma melhor higiene. Mas com que frequência deve ser alterado? Aqui você encontra todas as dicas para trocar a roupa de cama e ter uma boa noite de sono.

Qual a frequência ideal para troca de lençóis?

A quantidade de sujeira, ácaros e bactérias que encharcam nossos lençóis é incrível. Estimulados pelo suor, pelo calor e pela umidade, estes proliferam nos lençóis e os transformam em solo fértil. Enojado, certo? Não entrar em pânico! Mostramos com que frequência você precisa    trocar a roupa de cama  , vamos lá…

Com que frequência os lençóis devem ser lavados?

Na verdade,   a frequência de troca de lençóis   está intimamente ligada ao seu estado e à sua higiene paralela, aqui estão as recomendações do Dr. Philip Tierno, diretor de microbiologia do centro médico da universidade LANGONE nos Estados Unidos, é recomendado lavar os lençóis toda   semana se Às vezes você pula o banho, tem um animal de estimação que entra furtivamente em sua cama ou faz um lanche na cama.

Recomenda-se também a troca das folhas nos seguintes casos:

  1. A cada duas semanas, se você insiste em tomar banho à noite e dormir de pijama;
  2. Duas vezes por semana se você tiver dificuldade para respirar ou nariz entupido. A saliva secretada durante o sono pode estimular ainda mais os ácaros;
  3. Todos os dias, se você ou alguém da sua família é portador de um vírus como a gripe ou um resfriado ou problemas de pele avançados como psoríase e dermatite seborreica…

A roupa suja recolhida deve ser lavada com um detergente suave, sabe, uma roupa de cama bonita vale a pena. Além disso, quanto mais você lavar a roupa de cama com os gestos certos, mais atraente e agradável ao toque ela será. É por isso que você precisa ter pelo menos dois conjuntos de roupa de cama.

Como lavar lençóis sujos corretamente?

O que é mais agradável do que usar lençóis limpos e com cheiro fresco? Portanto, siga estas dicas:

  • Não tenha preguiça de   lavar os lençóis   mesmo quando o espaço for pequeno e você terá que ter mais recursos para pendurá-los corretamente;
  • Ao retirar os lençóis para lavá-los, tente   não sacudi-los ou puxá-los em sua direção  , pois poeira e bactérias podem se espalhar pelo ambiente ou pelas roupas. Quem sofre de alergias esteja avisado!

Leia atentamente os rótulos da roupa para determinar o ciclo de lavagem e a temperatura. Caso isso não seja possível para você,   a temperatura ideal   é a seguinte:

  • Entre 40° e 60° para lençóis de algodão;
  • Não mais que 40° para lençóis pretos, coloridos ou de linho;
  • 50° para poliéster;
  • 30° máximo para lençóis de cetim.
  • Não se esqueça de afrouxar os lençóis se necessário, isso irá mantê-los bonitos. Para isso, use   sabonete de Marselha   ou adicione meio copo de   vinagre branco   nas roupas para amolecê-las e tirar o amarelecimento. Sempre tão eficaz!
  • Os lençóis infantis precisam de detergente especial, assim como os lençóis de seda, linho ou cetim. Planeje o que pode proteger as fibras do tecido e não torná-lo áspero. O linho de algodão, por outro lado, é mais indiferente à natureza do detergente, pois para todos este último  deve-se evitar apenas alvejante;
  • Um truque brilhante de clareamento é   polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio   nos lençóis antes de lavá-los, o resultado é deslumbrante!
  • Virar é importante! Aconselhamos que   não desorganize muito a sua máquina de lavar para que a centrifugação ocorra de forma ideal   ;
  • Seque bem as folhas em um escorredor ao sol ou simplesmente ao ar livre e não as deixe espalhadas após o término do ciclo de lavagem  . A secagem correta retém o cheiro da roupa e é a primeira solução para os ácaros  .

Aqui está um pequeno guia completo de lavagem para roupas de cama saudáveis, dia após dia. Além disso, lembre-se de que os microbiologistas destacam o interesse   de ventilar a cama assim que acordar   , abrindo a janela enquanto prepara o café da manhã.

Quando trocar a fronha?

Se realmente existe um tapete de Aladdin que nos leva ao país das maravilhas, ele deve ser nosso travesseiro, nosso amigo para sempre. Fique com ele e ele irá recompensá-lo!

Durante a noite   a fronha   absorve suor, oleosidade do rosto e couro cabeludo, resíduos de cremes, muitas células mortas, caspa e pelinhos, e toda aquela misturinha (grande) que pode causar acne e problemas de pele que você nunca teria imaginado. Sem falar nos ácaros que adoram todo esse lixo que fervilha na sua fronha!

Imagine já tomar um belo banho e voltar para a fronha suja? Inconcebível! Recomendamos que você   troque sua fronha uma vez por semana   e você já verá como a qualidade do seu couro vai mudar. Longe dos cosméticos, a fronha está no topo das prioridades para uma pele radiante e desperta.

Quando você deve lavar seu travesseiro?

Lavar a fronha não impede que as secreções corporais penetrem no travesseiro, por isso é necessário pensar também na lavagem deste último. Fique tranquilo, desta vez a frequência de lavagem é mais espaçada ao longo do tempo.

Recomendamos   uma frequência de dois meses   para   travesseiros sintéticos  , enquanto para   travesseiros de penas e plumas   pode-se esperar até   seis meses  . Então, você está erradicando profundamente as bactérias.

Caros leitores, parabenizamos vocês por dormirem em lençóis limpos e desejamos um sono agradável!