nossas camas sustentam nossos corpos em média 8 horas por noite. Embora seja um momento necessário para dormir, é também o momento em que a sujeira, o suor e a transpiração se acumulam na cama. Por isso, além da necessidade de limpeza regular dos lençóis, também é importante saber com que frequência eles precisam ser trocados.
Além da necessidade de um estilo de vida saudável, a higiene da sua cama é muito mais importante do que você imagina. Lençóis sujos podem causar alergias e muitos outros desconfortos evitáveis. Para proteger a sua saúde e desfrutar de um sono de boa qualidade, é importante manter os lençóis limpos e saber com que frequência lavá-los .
Uma cama limpa para uma noite tranquila – Fonte: spm
Com que frequência você deve substituir seus lençóis?
Como dormimos em média 8 horas por noite, nossos lençóis podem rapidamente se tornar ninhos de bactérias. Saliva, poeira, suor ou ácaros são elementos que devem nos levar a lavá-los regularmente. Mas quando eles devem ser alterados?
Segundo o Dr. Stéphane Gayet , higienista e especialista em doenças infecciosas do Hospital Universitário de Estrasburgo, o melhor é lavar os lençóis uma vez por semana ou, no máximo, a cada duas semanas . É importante ressaltar que a limpeza dos seus lençóis também depende dos seus hábitos diários no quarto, o que pode sujá-los um pouco mais rápido. Estes incluem: dormir juntos, abraçar um animal de estimação, comer na cama, assistir televisão, etc.
É ainda mais importante lavá-los uma vez por semana se você é um daqueles que dorme completamente nu ou toma banho de manhã e não à noite.
Além disso, de acordo com artigo do CNews, a lavagem dos lençóis deve ser feita na temperatura certa. Para lavar melhor a sua roupa de cama e livrá-la de ácaros, pele morta, suor ou aracnídeos microscópicos, é necessário mudar para a lavagem na máquina a 60°C . Uma temperatura ideal contra bactérias e parasitas. Claro, caberá a você não descuidar das fronhas.
Quais são as consequências da roupa de cama suja?
- Ácaros: sua proliferação não é aleatória. Essas criaturas se alimentam de pele morta e restos de unhas e cabelos humanos. Embora não sejam necessariamente perigosos, alguns de nós podem ser alérgicos a eles. Além disso, se você é asmático, sofre de rinite, eczema ou alergias , a presença deles pode agravar o seu quadro.
Ácaros – Fonte: spm
Má qualidade do sono: você corre o risco de arruinar uma boa noite de sono se sentir desconforto como espirros, congestão nasal ou coceira.
Além disso, os germes nos lençóis não são as únicas coisas que devem alarmar você. Conforme indicado por Philip Tierno , microbiologista e pesquisador da Universidade de Nova York, um lençol sujo às vezes pode conter fezes, óleos corporais, terra ou até pólen. Saiba mais sobre o que acontece quando você não lava os lençóis.
Hábitos a adotar para uma cama impecável
Adote bons hábitos para uma cama sempre limpa – Fonte: spm
Para uma cama limpa, partilhamos consigo recomendações de higiene que lhe permitirão dormir melhor, evitar alguns riscos para a saúde e criar uma higiene ideal:
- Antes de dormir lave as mãos e o rosto ou melhor tome um banho;
- Mudança semanal de lençóis;
- Lave os travesseiros trimestralmente e os protetores de colchão mensalmente;
- Areje a sala todas as manhãs por 15 minutos. O ar deve poder renovar-se;
- Prevenir a proliferação de bactérias evitando o superaquecimento do ambiente no inverno;
- Vire os colchões regularmente. Uma taxa de 2 ou 3 vezes por ano deverá ser suficiente;
- Evite beliscar na cama. Isso apenas incentivará a presença de formigas, baratas, baratas e outros insetos atraídos pelo alimento;
- Prefira descansar a cabeça em um travesseiro hipoalergênico;
- Se você tem um animal de estimação particularmente fofinho que costuma se juntar a você na cama para dormir, considere colocar um cobertor sobre a cama. Isso evitará que lençóis e edredons fiquem sujos de cabelo. Você também deve saber que pode limpar a capa de edredom sem colocá-la na máquina de lavar.