Como armazenar adequadamente as nozes para preservar seus benefícios?

As nozes trazem benefícios à saúde com muitas propriedades nutricionais. Além de deliciosos, são ricos em magnésio, cálcio, fósforo, oligoelementos, vitaminas B e E, fibras e ferro. Recomenda-se consumi-lo regularmente. No entanto, se mal armazenadas, essas pequenas pepitas podem perder seus benefícios. Vejamos os erros a evitar para conservar este alimento saudável.

Desde a antiguidade, a noz conquistou, devido à sua forma cerebral, a reputação de ser boa para o cérebro. Não é a ciência moderna que dirá o contrário. É sem dúvida a rainha das   nozes  . Aqui estão algumas dicas para tirar o máximo proveito disso.

Como armazenar as nozes corretamente?

A noz é uma fruta de outono e se aparecer nas prateleiras em setembro pode ser consumida o ano todo, desde que bem conservada. O que o torna rico é também o que o torna frágil e perecível: o seu elevado teor de ácidos gordos. Não esqueçamos que a noz recém-colhida é uma fruta fresca e que se armazenada de forma inadequada pode rapidamente ficar rançosa e perder as suas qualidades.

1- Nozes frescas sem casca.

São frágeis e podem oxidar e perder o sabor muito rapidamente. Nunca os deixe ao ar livre ou na cozinha, pois o ambiente está muito quente. Para armazenamento de curto prazo, guarde-os em um frasco hermético, de preferência de vidro, longe da luz e do calor. Para armazenamento por várias semanas, o melhor local é a geladeira porque as nozes gostam de frescor. Tenha o cuidado de colocar o feijão em uma caixa ou saco hermético, para que a umidade não entre. Lembre-se também de mantê-las longe de alimentos que exalem odores fortes como cebola, pois assim como as oleaginosas, as nozes têm poder absorvente. Finalmente, para uma conservação prolongada, não hesite em congelá-los para preservar os seus benefícios. Basta retirá-los por algumas horas em temperatura ambiente antes de comer. Não descongele no forno, o calor pode danificá-los.

2- Nozes com casca

Assim que colhidos, devem ser secos ao sol por pelo menos 3 dias consecutivos. Para isso, espalhe-os sobre um lençol e não se esqueça de trazê-los para dentro à noite, pois odeiam umidade. Depois de secos, guarde-os num cesto ou rede, para que o ar circule, idealmente em local seco e fresco que não exceda os 10°C. Não se esqueça de misturá-los de vez em quando. Você pode armazená-los por vários meses. Se quiser mantê-los com casca, frescos e sem ressecá-los, coloque-os na geladeira ou no freezer.

Armazene as nozes longe do ar e da luz

Os benefícios das nozes

Saiba que consumir 30 g de nozes frescas, ou cerca de 7 nozes por dia, é suficiente para suprir a ingestão diária de ácidos graxos essenciais. E sejamos claros, essa quantidade saudável não engorda e na verdade faz   bem à saúde  . Dica: mergulhe as nozes em água antes de comê-las para liberar seus princípios ativos.

Além disso, as nozes promovem o trânsito intestinal, por serem sementes oleaginosas e ricas em fibras, são indicadas na cura natural contra a prisão de ventre.
Além disso, os seus valores nutricionais proporcionam um efeito de saciedade que permite reduzir a quantidade de alimentos no dia a dia. É um inibidor de apetite muito saudável e uma vantagem durante a dieta.

Nozes um benefício para a saúde

Agora você não tem mais desculpas para não comer nozes. Não se esqueça que você pode incorporá-lo em suas receitas  doces e salgadas   para aliar o útil ao agradável.