A pressão arterial é a força com que o coração bombeia o sangue pelas artérias; um valor normal é inferior a 120/80 mm Hg. Se a pressão arterial exceder esse limite, o sangue flui com força através das artérias e exerce pressão adicional sobre os tecidos sensíveis do coração. Os efeitos a longo prazo deste fenómeno podem causar danos nos vasos sanguíneos. Aqui estão algumas dicas para reduzir a pressão arterial rapidamente.
CAMINHAR E EXERCÍCIO REGULARMENTE
O exercício é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir a pressão alta. O exercício regular reduz a pressão arterial, fortalecendo e melhorando a capacidade do coração de bombear o sangue.
Na prática, 75 minutos de atividade vigorosa, como corrida, ou 150 minutos de exercício moderado, como caminhada, por semana podem ajudar a diminuí-la e melhorar a saúde do coração. Além disso, estudos demonstraram uma saúde cardíaca incrível em pessoas que caminham ou fazem exercícios regularmente.
REDUZIR O CONSUMO DE SÓDIO
A maioria das pessoas consome muito sal de alimentos processados e preparados. Muitos estudos relacionaram a ingestão excessiva de sal à hipertensão e a problemas cardíacos, incluindo acidente vascular cerebral.
Um quarto das pessoas com pressão arterial normal e cerca de metade das pessoas com pressão arterial elevada parecem sensíveis ao sal. Pode valer a pena reduzir a ingestão de sódio se você já tiver pressão alta para determinar se isso afeta sua condição.
REDUZIR O CONSUMO DE ÁLCOOL E O FUMO
O álcool está associado a 16% dos casos de hipertensão em todo o mundo. Embora alguns estudos tenham indicado que o consumo de quantidades baixas a moderadas de álcool pode beneficiar o coração, as consequências negativas do consumo de álcool podem superar os seus benefícios. Fumar é um fator de risco significativo para várias doenças cardíacas e é uma das muitas razões para parar de fumar.
Cada tragada de cigarro causa um aumento leve e momentâneo na pressão arterial, e sabe-se que as toxinas do tabaco danificam os vasos sanguíneos. No entanto, parar de fumar pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, porque tanto o tabagismo quanto a pressão alta aumentam esse risco.
AUMENTAR A ENTRADA DE POTÁSSIO E MAGNÉSIO
O potássio alivia a pressão nos vasos sanguíneos e facilita a eliminação do sódio pelo corpo. A ingestão de sódio da maioria das pessoas aumentou devido à dieta moderna, mas a ingestão de potássio diminuiu. Concentre-se em comer menos alimentos processados e mais alimentos frescos e integrais para alcançar um equilíbrio mais saudável de potássio e sal em sua dieta.
Os alimentos ricos em potássio incluem:
- frutas e vegetais, como melão, banana, abacate, laranja e damasco, bem como tomate, batata e batata doce;
- laticínios como iogurte e leite;
- salmão e atum;
- amendoim;
- feijões.
O magnésio contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos. A deficiência de magnésio é rara, mas muitas pessoas não conseguem o suficiente. Embora algumas pesquisas tenham ligado a deficiência de magnésio à hipertensão, os estudos clínicos forneceram evidências menos conclusivas.
Porém, é aconselhável seguir uma dieta rica em magnésio para prevenir a hipertensão. Legumes, laticínios, legumes, frango, carne de porco e grãos integrais são excelentes fontes de magnésio.
GERENCIAR O ESTRESSE
O estresse é a principal causa da hipertensão. O estresse crônico coloca o corpo em constante estado de luta ou fuga, que se manifesta como batimentos cardíacos acelerados e estreitamento das artérias. Você também pode estar mais inclinado a adotar outros hábitos negativos, como beber álcool ou comer alimentos não saudáveis, que podem aumentar sua pressão arterial quando você está estressado.
Ouvir música relaxante ajudará a acalmar o sistema nervoso. É um complemento benéfico aos tratamentos existentes. Além disso, a respiração profunda e a meditação ativam o sistema nervoso simpático, o que reduz a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca.