Poeira, células mortas, suor… muitos fatores podem influenciar a qualidade da cama. Além de criarem um ambiente favorável à proliferação de ácaros responsáveis por alergias, asma ou problemas de pele, também provocam o aparecimento de inestéticas manchas amareladas. Felizmente, existem truques infalíveis para branquear travesseiros e colchões sem precisar usar alvejante.
Dormir em uma cama fresca e limpa é condição sine qua non para desfrutar de um sono reparador. Na verdade, despertares prematuros no meio da noite podem estar ligados à falta de conforto. Por esse motivo, é essencial fazer a manutenção regular da roupa de cama. Aqui estão 2 dicas eficazes para clarear travesseiros e colchões.
Almofada amarelada – Fonte: Salud180
Como branquear travesseiros amarelados?
Você certamente já deve ter notado que as almofadas tendem a mudar de cor com o tempo. Seu branco antes brilhante gradualmente se transforma em um tom amarelado porque durante o sono o corpo transpira e secreta suor que penetra no tecido. Resultado: manchas e marcas desagradáveis que parecem impossíveis de remover. Fique tranquilo, você só precisa ter em mãos os ingredientes certos para restaurar a brancura.
Aqui está o que você precisa para criar seus próprios produtos removedores de manchas:
- O suco de 5 limões
- 250 ml de água oxigenada
- 200 gramas de detergente
- 125 gramas de bórax ou cristais de refrigerante
- 200 gramas de detergente para lava-louças
- 3 litros de água
Almofada branca – Fonte: Salud180
Manual:
- Comece misturando a água oxigenada, o suco de limão e 3 litros de água em uma tigela.
- Em seguida, retire a fronha ou capa protetora do travesseiro, mergulhe na bacia e deixe por uma hora.
- Após este tempo, misture o detergente, o detergente e o bórax, manuseando-o cuidadosamente com luvas. Despeje a mistura na gaveta de detergente.
- Basta colocar a almofada no tambor e iniciar o ciclo de lavagem habitual!
Limpe um colchão – Fonte: The Spruce
Como tirar manchas amareladas do colchão?
Ao contrário dos travesseiros ou lençóis que normalmente podem ser lavados na máquina de lavar, o colchão exige um procedimento mais específico. Também sujeito ao amarelecimento, aos efeitos nocivos da humidade e à presença de ácaros, estes últimos não devem ser esquecidos se pretende optimizar o seu conforto durante a noite. Aqui está o que você precisa para branquear um colchão amarelado :
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 150 ml de vinagre branco
- 150ml de água oxigenada (água oxigenada)
Manual:
- Comece removendo o excesso de poeira do colchão com um pano de microfibra levemente úmido.
- Despeje o bicarbonato de sódio em um borrifador cheio de água e borrife a mistura nas manchas. Deixe agir por alguns minutos e limpe com um pano seco em movimentos circulares para facilitar a remoção de manchas amareladas.
- Em um recipiente, misture o vinagre branco e a água oxigenada. Umedeça um pano limpo e esfregue o colchão para remover manchas.
- Por fim, exponha o colchão ao sol para secar ao ar.
Troca de roupa de cama – Fonte: Salud180
É bom saber : Recomenda-se lavar e trocar lençóis , fronhas e capas de edredão pelo menos uma vez por semana. Em média, os travesseiros devem ser trocados a cada 2 ou 3 anos e os colchões a cada 10 anos, correndo o risco de favorecer o aparecimento de dores ou o acúmulo de alérgenos