Para algumas mulheres, ter axilas escuras ou manchadas é verdadeiramente incapacitante. Principalmente no verão, quando usamos roupas mais abertas e leves. Muitos deles se camuflam sob camisetas largas para não revelar as axilas feias. No entanto, este problema desagradável não é irreparável: existem soluções naturais e eficazes para eliminar estas manchas escuras nas axilas.
Este fenômeno é bastante comum. Os motivos são outros: depilação constante, uso excessivo de desodorantes e antitranspirantes, barbear-se com muita frequência, desidratação grave ou mesmo fatores genéticos. Claro, é comum encontrar na internet receitas à base de limão, água oxigenada ou bicarbonato de sódio para eliminar manchas nas axilas, virilha, pescoço e outras partes do corpo. Porém, apesar de ser muito difundido, ainda é preciso ter cuidado com alguns remédios. Segundo a dermatologista Patrícia Elias, especialista em saúde da pele: “Esses componentes alteram o pH da pele, desequilibram a parte da pele e a deixam sensível, o que também pode causar inflamação e, consequentemente, piorar a região”.
Ou seja, antes de recorrer a qualquer tratamento, é melhor determinar com clareza a sua origem. Muitas vezes o corpo sinaliza problemas de pele e a causa desse desconforto pode até ser um sinal de alerta para diabetes. Dar prioridade à saúde é fundamental antes de pensar na estética. Mas quando se trata de manchas causadas por depilação, fricção ou desodorante, Patrícia Elias tem uma receita confiável e comprovada que garante resultados positivos para quem deseja eliminá-las.
Para entender melhor o verão e guardar os complexos de volta no armário, aqui vão algumas dicas caseiras para clarear as axilas.
Durante o dia
Lave bem a região das axilas antes de aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco para reter a umidade. Graças às suas propriedades antimicrobianas, evita o crescimento de bactérias que promovem maus odores. Em seguida, aplique leite de magnésia (pó laxante) para clarear as manchas e manter um frescor agradável. Este leite é uma alternativa perfeita aos desodorantes tradicionais: neutraliza os ácidos carboxílicos contidos no suor e elimina o cheiro do suor.
Quanto às áreas do pescoço e cotovelos (muitas vezes atormentadas por manchas escuras), por serem partes do corpo muito expostas ao sol, o dermatologista recomenda o uso de protetor solar em vez de leite de magnésia.
Atenção: faça o teste de alergia antes de usar a receita, pois cada pele tem um efeito diferente.
Pernoite
À noite, corte meia batata e bata até obter uma pasta, sem adicionar água. «A batata possui uma enzima chamada catalase, que acelera as reações químicas e estimula a regeneração celular sem alterar o pH da pele, ajudando a iluminar a área», explica a dermatologista.
Adicione uma colher de sopa de óleo de coco virgem orgânico para auxiliar na hidratação. Em seguida, coloque uma tampa bem cheia de vinagre de cidra orgânico. Misture bem e remova as manchas com um algodão. Deixe agir por 30 minutos e aplique um produto de vitamina C de sua preferência.
Após usar essa mistura, descarte-a e use outra na noite seguinte, pois a batata oxida rapidamente.
O truque do pepino
Você costuma usá-lo para camuflar olheiras e bolsas sob os olhos? Você descobre que o pepino fatiado também é ótimo para as axilas, pois suas propriedades esfoliantes e hidratantes, além de seu alto teor de vitamina E, permitem remover a pele morta da região, manter o pH da pele e proporcionar uma boa hidratação. Isso evitará que a secura volte a escurecer as axilas.
Veja como remover manchas nas axilas com pepino: Corte meio pepino em rodelas finas. Deixe-o sob as axilas por uma hora, mantendo contato constante com a pele.
Recomendamos aplicar antes do banho. Se desejar, adicione algumas gotas de suco de limão para massagear a área antes de retirar o produto com água.