Como consertar um ladrilho rachado sem substituí-lo completamente

Pisos de cerâmica são um belo complemento para qualquer casa e, quando instalados corretamente, são uma solução duradoura. No entanto, o ladrilho não é resistente a fissuras. Um piso pode rachar devido a problemas no processo de instalação, mudanças extremas de temperatura, peso excessivo ou algo tão simples como deixar cair um objeto pesado no lugar errado. Felizmente, os proprietários podem reparar facilmente rachaduras em ladrilhos com algumas ferramentas simples, incluindo um palito de picolé ou palito de dente e um composto químico chamado resina epóxi.

As etapas a seguir explicam como consertar um piso quebrado sem substituí-lo completamente, incluindo as práticas recomendadas a serem seguidas ao reparar ladrilhos quebrados.

Embora fraturas finas e rachaduras ligeiramente maiores possam ser uma solução fácil, um ladrilho quebrado, lascado ou grande rachadura no piso requer a substituição do ladrilho. A substituição de um cartão exigirá etapas adicionais, incluindo a obtenção de um cartão substituto. Este importante trabalho pode exigir a experiência e as habilidades de um profissional.

Os proprietários devem ter cuidado ao movimentar ladrilhos rachados para não piorar a rachadura. Certifique-se de selar a área ao tentar consertar ladrilhos rachados para proteger os pés descalços (ou patas de animais de estimação).

Geralmente, as soluções de epóxi e resina são consideradas não tóxicas em pequenas quantidades; entretanto, é melhor manter o produto longe da pele nua. Sempre use luvas ao manusear resina epóxi para evitar o risco de dermatite de contato ou eczema tóxico. O epóxi também pode irritar o sistema respiratório, por isso é uma boa ideia usar máscara ou protetor facial e certificar-se de que o ambiente esteja bem ventilado antes de misturar a solução.

Dicas para consertar um ladrilho rachado sem substituí-lo

  • Use uma superfície de papelão para misturar a resina epóxi.
  • Use um palito de picolé para espalhar o epóxi ou até mesmo um palito de dente se a rachadura for pequena o suficiente.

Considerações de segurança

  • Use equipamento de proteção individual adequado ao misturar e usar resina epóxi para reparar rachaduras em azulejos, incluindo luvas e máscara.
  • Peça aos familiares e outros membros da família que fiquem longe da área enquanto você conserta pisos rachados.

PASSO 1: Remova todos os detritos e limpe o ladrilho rachado.

Antes de começar a consertar ladrilhos quebrados sem removê-los, tome cuidado para limpar quaisquer detritos, sujeira ou graxa dos ladrilhos. Embora uma pequena quantidade de poeira não diminua a eficácia da resina epóxi, é melhor ter a superfície mais limpa possível para garantir resultados ideais e um produto final impecável.

Use sabão e água ou álcool em uma toalha de papel para limpar o chão. Certifique-se de que o piso esteja completamente seco antes de prosseguir, para que o epóxi adira. Você pode limpar a superfície com um pano de microfibra ou papel toalha para absorver o excesso de umidade.

PASSO 2: Misture um epóxi de duas partes seguindo as instruções do fabricante.

O epóxi de duas partes combina uma resina e um endurecedor para unir e formar uma pasta adesiva que mantém as duas peças de ladrilho juntas. Você pode comprar epóxi de duas partes em uma loja de ferragens local ou online. Os kits de epóxi transparente de duas partes variam de acordo com a marca, mas muitos custam menos de  US$  10.

Em geral, recomenda-se misturar a resina epóxi sobre um pedaço de papelão e trabalhar nessa superfície. Certifique-se de que a solução em cada frasco esteja bem misturada para que os produtos químicos reajam e formem uma mistura adesiva adequada. Além disso, certifique-se de usar luvas e máscara facial e de abrir as janelas durante esta etapa.

A resina epóxi permanecerá trabalhável por um tempo considerável antes de endurecer; no entanto, ele se tornará inflexível se for deixado sozinho por um longo período de tempo, por isso é melhor avançar com alguma velocidade durante esse processo.