Como consertar um radiador que só aquece por cima? O truque simples para aquecer bem a sua casa

“Há um grande problema no banheiro: o radiador só funciona até a metade! Simplesmente o melhor! » Não é necessário consultar especialista; esse problema é bem conhecido. O aquecimento central necessita de manutenção, talvez se tenha esquecido de realizar uma operação simples mas importante. Veja como reiniciar este radiador defeituoso e manter o aquecimento central da melhor maneira possível e sem ajuda externa.

Descubra como consertar um radiador que só emite calor de cima.

Um radiador em um sistema completo

O aquecimento central é um sistema que faz circular a água através de tubagens e radiadores instalados, para distribuir o calor. Este último é fornecido pelo líquido que foi previamente aquecido por uma caldeira. Atua como queimador, aquecendo a água retida no sistema. Uma bomba fornece circulação e mantém uma certa pressão o tempo todo.

O radiador requer uma operação simples

Seu radiador irradia calor apenas em parte de sua superfície. Em primeiro lugar, vamos imaginar algo sério. No entanto,   basta uma ou mais bolhas de ar para paralisar a circulação num ambiente radiante  . Esse mau funcionamento não é incomum, é até planejado pelos designers. Uma válvula está localizada na parte superior ou inferior do radiador, dependendo do modelo. É ela quem vai permitir “purgar” como costumamos dizer, ou seja, expulsar o ar que nada tem a ver com a água que circula no aquecimento central.

Como consertar um radiador que só aquece até a metade?

1- Você só precisa de uma ferramenta

A chave de purga às vezes é encontrada em uma caixa perto da caldeira. Se não conseguir encontrar, não se preocupe, pois você pode encontrá-lo em qualquer loja de materiais de construção  . O seu preço varia entre 1,50 e 5 euros, para quem oferece diferentes tamanhos de gorjeta. Além disso, algumas válvulas podem ser abertas simplesmente com uma chave de fenda.

2- Traga um recipiente

Certifique-se de que não seja muito alto. As válvulas de drenagem geralmente estão localizadas na base do radiador. Uma lata vazia de tinta de metal ou plástico serve, ou um copo ou até mesmo um copo serve.

3- Purga

A chave de sangramento parece uma chave clássica ou uma chave usada para dar corda em relógios. A haste é completada por uma ponta que se encaixa na extremidade quadrada do radiador. É uma pequena válvula de pressão.

4- Proceda com cautela

Você ouvirá um “pfffit”, o ar que você queria sangrar está escapando. No entanto, tenha cuidado ao ficar de olho no radiador.

5- Quando a água começar a passar…

Gire a chave na direção oposta. A operação está concluída.

6- Não esqueça de colocar novamente a tampa protetora

Geralmente feito de plástico, protege este importante elemento do seu radiador.

7- Não pare no seu radiador

Às vezes, o problema pode ser resolvido e outro aquecedor começa a funcionar mal. Em seguida, faça uma purga   em todos os elementos do aquecimento central.

Purgar, mesmo no inverno

O sangramento geralmente é ouvido no outono, antes de iniciar o sistema. Porém, você pode prosseguir no inverno, mas não sem tomar alguns cuidados. No entanto, é aconselhável realizar esta operação num dia de sol, desligando a caldeira pela manhã antes de ir trabalhar  . Após 6 horas, o sistema terá esfriado completamente e você poderá praticar o sangramento. Efectuar todas as verificações e reiniciar o sistema a baixa temperatura, para que a caldeira não fique sobrecarregada e não consuma demasiado combustível.

Lembre-se de verificar os indicadores da caldeira

Pode haver   um vazamento no sistema  , em outro radiador, em uma mangueira ou em outro item. Se você o identificou, isso é uma coisa boa. Verifique se o reparo pode ser feito ou consulte um especialista  .

Além disso, também pode ser necessário adicionar água em todo o sistema. Leve água desmineralizada, a do ferro, para evitar depósitos desnecessários no sistema.

Os radiadores devem ser verificados regularmente

Os radiadores não   precisam apenas ser sangrados  , eles também precisam ser limpos. O acúmulo de poeira dificulta a difusão do calor. A sua caldeira terá que circular mais porque os radiadores terão dificuldade em atingir a temperatura desejada. Um lembrete importante:   os radiadores não foram projetados para serem cobertos, especialmente se estiverem sob janelas  . Você evitará que o calor se espalhe adequadamente e a janela poderá ficar sujeita à condensação.

Não precisa de ser especialista para trabalhar diariamente no seu aquecimento central, principalmente se souber sangrar e identificar avarias. Por outro lado, e em caso de avarias graves ou verificações anuais, não hesite em contactar um especialista.