Quando as torneiras com fugas são um problema real e nunca é fácil de resolver. No entanto, seguindo o procedimento correto, você mesmo pode fazer o reparo. Vamos descobrir como consertar a torneira em 2 minutos, economizando nos custos do encanador!
Saber consertar quando quebra é excelente para consertá-lo imediatamente, mas também para economizar muito dinheiro.
Na verdade, chamar um encanador para fazer esses reparos custa muito , e às vezes são coisas menores, que você mesmo pode fazer.
Isso mesmo, se você seguir o procedimento correto você também poderá se tornar especialista em consertar a torneira de casa , tanto do banheiro quanto da cozinha, e isso leva apenas dois minutos.
O que é necessário para o reparo
Você tem uma torneira vazando em casa e não sabe o que fazer? Seguindo algumas instruções práticas você poderá realizar um reparo perfeito na torneira e perceberá que fazer a manutenção doméstica é realmente muito simples.

A primeira coisa que você precisa saber é que a torneira normalmente vaza devido a uma junta de vedação com defeito. Na verdade, estas vedações desgastam-se com o tempo e já não desempenham a sua função de forma eficaz, pelo que a perda de água é inevitável.
A troca das juntas é fácil e você não precisa ser um especialista , basta saber a qual modelo pertence a torneira. Embora todas pareçam iguais, as torneiras contêm vários mecanismos dentro delas e podem exigir procedimentos diferentes para repará-las . Vamos ver que tipos de torneiras existem, para entender como são feitas por dentro.
Tipos de torneiras
Estão disponíveis no mercado vários modelos de torneiras , que se diferenciam, como mencionado anteriormente, nos componentes presentes no seu interior. Aqui estão os vários tipos de torneira disponíveis:
- Torneira de compressão – equipada com dois botões, um para água quente e outro para água fria, é a mais fácil de reconhecer.
- Torneira de disco cerâmico – este tipo de torneira possui um único misturador central e está equipada com um pequeno cilindro cerâmico no seu interior.
- Torneira de cartucho – composta por um único misturador central e inclui um cartucho em diversos materiais.
- Torneira com válvula de esfera – equipada com misturador central único, possui rolamento de esferas.

Qualquer que seja o modelo de torneira a reparar, deve-se ter em conta as juntas, que são as mais sujeitas a desgaste, devendo por isso ser substituídas para que a torneira volte a funcionar. Vejamos um procedimento geral para consertar uma torneira em 2 minutos.
Procedimento para repará-lo em muito pouco tempo
Realizar o procedimento de conserto quando não funciona é fácil, basta ter uma certa destreza e algumas ferramentas de fácil acesso, inclusive a chave inglesa. De resto, veja como fazer:
- Pegue a torneira e desparafuse as mangueiras
- Desparafuse a batedeira e retire a tampa com um alicate inglês
- Remova também o pino por baixo e afrouxe a bola de borracha da torneira
- Remova a bola e a arruela
- Remova as juntas e limpe todos os componentes
- Se as juntas estiverem gastas, substitua-as
- Remonte tudo e prenda apertando a porca de anel
- Use o alicate papagaio para apertar as mangueiras
Para a realização de um trabalho profissional, independentemente do modelo a reparar, é aconselhável tratar todas as peças individuais com um produto anti-calcário . Alternativamente, você pode usar vinagre, adequado para remover quaisquer incrustações.
Depois de seguir as dicas ilustradas acima, você poderá remontá-lo e verá que com certeza funcionará. Você terá economizado uma boa quantia sem chamar o encanador e o resultado será perfeito, pois poderá reaproveitar a torneira da melhor forma possível. Saber como fazê-lo também é importante para não perder tempo e mandar consertar a torneira imediatamente, sem esperar muito!