O açafrão, também chamado de “ouro vermelho”, é uma especiaria outonal que não cresce em todos os lugares e é capaz de dar um sabor característico aos alimentos.
Seu preço certamente não é modesto. É por isso que cultivá-lo e tê-lo sempre disponível em casa é uma excelente forma de economizar muito dinheiro. Abaixo explicamos como cultivar açafrão em casa .
- O açafrão não é cultivado com sementes, mas com bulbos. Este tipo de raiz não é fácil de encontrar. Visite lojas especializadas e saiba onde encontrá-los.
- Depois de ter seus bulbos, é hora de plantá-los. Faça isso no final de março, quando o inverno está prestes a terminar. Use um vaso retangular de 10cm e plante os bulbos com 20cm de distância. Certifique-se de que o vaso esteja drenando bem a água, pois embora a umidade seja importante para esta planta, muita água pode matá-la.
- Durante o verão regue como qualquer outra planta, alternando os dias e dosando a água. Assim que as flores aparecerem, reduza a frequência de rega. Quando o frio recomeçar, cubra com plástico.
- Quando o açafrão floresce, você precisa remover o pistilo da flor. Este é o fio vermelho que você usará para dar sabor às suas refeições. Armazene os pistilos em uma jarra de vidro em temperatura ambiente.
- Quando o açafrão seca ou as folhas caem, é hora de esvaziar o vaso e retirar os bulbos: isso deve acontecer em junho. Plante os bulbos novamente, como no passo 1, e repita o ciclo.