Como cultivar buganvílias em vasos e fazê-las florescer constantemente

A buganvília é uma das plantas mais queridas e apreciadas, pois se bem cuidada pode dar-nos um espectáculo único e embelezar terraços e varandas durante muitos meses do ano .

Esta maravilhosa planta, nativa da América do Sul, cresce melhor se cultivada em vaso de barro, terracota ou cerâmica com pelo menos 30 centímetros de diâmetro e em solo com 80% de fertilizante e 20% de areia para garantir uma boa drenagem.

Quando cultivamos buganvílias não devemos pressionar muito o solo, pois isso o tornaria menos rico em ar (portanto menos poroso) e levaria a uma maior retenção de água, o que é prejudicial à planta.

Regue bem as buganvílias após o plantio ou transplante. Se a sua área for muito úmida ou chuvosa, aumente a quantidade de areia no solo para que a drenagem seja suficiente. As buganvílias precisam que o solo seque entre as regas.

Irrigação

Regue bem as buganvílias para permitir que o excesso de água escorra do fundo da panela. Esta operação irá garantir que a umidade chegue às raízes.

Deixe o solo secar antes de regá-lo novamente. De modo geral, você precisa regar uma vez por semana durante os meses quentes e a cada 2-3 semanas durante o outono e inverno.

Poda

A buganvília é uma trepadeira que precisa de apoio até atingir uma determinada altura, após a qual pode crescer alta e evitar dobrar-se.

Podar no início da primavera para manter as buganvílias “compactas” se forem plantadas em vasos. Esta operação irá estimular a formação de novas flores.

Floração

Para obter uma floração mais abundante, plante a buganvília em vaso que limite um pouco o crescimento das raízes, a pleno sol, e evite regas excessivas. As buganvílias florescem melhor quando suas raízes são compactas e presas ao vaso.