Descubra como cultivar e cuidar do Rubber Fig!
A figueira (Ficus elastica) é uma espécie de árvore tropical perene nativa do sul da China, sudeste da Ásia e Indonésia. Pertencente à família das figueiras, Moraceae, sua seiva de látex era usada para fazer borracha antes que os sintéticos fossem disponibilizados. No entanto, a maior parte da borracha produzida naturalmente vem da Hevea brasiliensis. Muitas plantas contêm quantidades substanciais de isopreno, mas essas duas plantas contêm seiva de látex suficiente para ser usada na fabricação de borracha.
Além de serem úteis para a borracha, no nordeste tropical da Índia, as raízes da F. elastica são usadas para criar pontes vivas! Um tronco de árvore morto é colocado do outro lado de um rio e as raízes de F. elastica são guiadas ao longo do tronco. À medida que o tronco apodrece, as raízes crescem do outro lado e ficam mais espessas, e mais raízes são formadas para completar a ponte. A ponte resiste bem ao vento e às inundações porque é flexível. Na verdade, esta árvore é elástica em mais de um aspecto! As seringueiras são excelentes plantas domésticas, pois toleram pouca luz e ajudam a limpar o ar interno dos poluentes.
Sobre borracha Fig
As seringueiras, formalmente ficus elastica , podem ser apreciadas como plantas domésticas de tamanho médio ou cultivadas para se tornarem pontos focais, belas árvores de interior. Se você for paciente o suficiente para cultivar suas próprias plantas, as plantas que começam mais jovens quando você as compra são mais adequadas para a vida interna do que começar com uma planta mais madura. Elas podem atingir alturas impressionantes em apenas alguns anos, especialmente se você colocar as plantas ao ar livre durante o verão. Manter as plantas em vasos pequenos limitará o seu crescimento se você quiser mantê-las menores.
Onde cultivar figo de borracha
A ficus cresce melhor em ambientes com luminosidade média, portanto não muito perto ou muito longe dela, e com bom nível de umidade. O banheiro ou a cozinha são locais úmidos e agradáveis, mas se você cultivar o seu na sala ou no quarto, borrife as folhas regularmente ou coloque o vaso em uma bandeja com pedras úmidas, para aumentar a umidade.
Como propagar a borracha Fig
O ficus é facilmente propagado por estacas . Retire cortes das pontas, com cerca de 10 cm de comprimento. Retire as folhas do terço inferior e coloque-as na água por 30 minutos. Em seguida, coloque a muda em composto úmido, feche um saco plástico transparente sobre o vaso e coloque-o em um local claro e longe do sol direto. Você também pode deixar a muda na água por vários meses, onde ela desenvolverá raízes e poderá envasá-la mais tarde. No entanto, enraizar a muda em composto é um método de propagação mais confiável.
Cultivando e cuidando da figueira de borracha
Luz
Como a maioria das plantas de seu gênero, as seringueiras gostam de muita luz difusa e brilhante. Eles podem tolerar a luz solar suave da manhã, mas devem ser afastados da linha de fortes raios diretos à tarde, pois podem queimar as folhas. As plantas que não recebem luz suficiente ficarão pernudas, perderão as folhas inferiores e a cor das folhas ficará opaca em vez de brilhante e vibrante.
Solo
Quando se trata da composição do solo, as seringueiras não são exigentes. Geralmente, qualquer solo para vasos bom e de drenagem rápida provavelmente servirá: muitos jardineiros internos optam por uma mistura de cactos. Além disso, as seringueiras preferem uma mistura de solo ácida. Assim como os figos com folhas de violino (que muitos acreditam que se parecem), eles também “comem” o solo e eventualmente terão suas raízes expostas. Quando isso acontecer, basta encher o vaso com mais terra e não será problema.
Cachoeira
Regue sua seringueira com frequência – ela gosta de ser mantida sempre úmida, mas não encharcada. As seringueiras também são vulneráveis à secura excessiva e não toleram bem a seca. Para ver se é hora de regar novamente, verifique os níveis de umidade nos primeiros centímetros do solo – se estiverem secos e quebradiços, é hora de regar sua planta novamente.
Temperatura e umidade
Como outros tipos de árvores ficus, essas plantas são vulneráveis a correntes de ar frio. As plantas prejudiciais à saúde ficarão pernudas, com entrenós alongados, e as folhas podem primeiro amarelar e depois ficar marrons antes de cair completamente. Em geral, as seringueiras são melhor mantidas em temperaturas moderadas a quentes, entre 60 graus Fahrenheit e 75 graus Fahrenheit, com umidade moderada. Se sua casa tende a ficar seca, invista em um umidificador ambiente para aumentar os níveis.
Fertilizante
Alimente a planta com um fertilizante líquido fraco durante toda a estação de crescimento. Eles se alimentam relativamente pesadamente quando saudáveis. Alguns especialistas recomendam fertilizar as plantas domésticas apenas levemente para evitar que elas se estiquem e que as plantas fiquem presas às raízes e cresçam muito rapidamente.