Para um sumo detox, um chá de ervas ou para temperar a sua sopa de abóbora, o gengibre é o ingrediente extra que vai fazer a diferença. Portanto, não é por acaso que os entusiastas deste rizoma o desejam durante todo o ano. Para transformar esse desejo em realidade, aqui está o truque que lhe permitirá ter gengibre infinito, a partir de um simples vaso de flores.
Surgido na França por volta do século XIII, o gengibre é apreciado sobretudo pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pela sua capacidade de reduzir o açúcar no sangue e fortalecer as defesas naturais. Assim como também pode servir de base para a preparação de uma sobremesa, para temperar um prato ou uma sopa, acrescentando um toque de frescura e vivacidade.
Como descartar infinitamente o gengibre de um vaso de flores?
Em vez de procurar gengibre nas lojas para dar sabor a carnes, marinadas de aves, ensopados ou chás de ervas, por que não considerar cultivá-lo no conforto da sua casa a partir de um vaso de flores simples e descomplicado. .
Como esta planta tropical é originária do Sudeste Asiático, é necessário, se quiser cultivá-la na França, oferecer-lhe condições favoráveis.
Como o gengibre é uma planta que aprecia particularmente o calor, é importante garantir que a temperatura não desça abaixo dos 20 graus.
Pegue um vaso de flores bem grande. O gengibre cresce principalmente em largura, por isso não é necessário optar por um vaso fundo e certificar-se de que a distância entre cada uma das raízes ultrapassa os vinte centímetros. Em vez de plantar sementes, você precisará de um rizoma de gengibre. Deve ser firme e bem verde claro.
Usando uma faca limpa, corte o rizoma em vários pedaços de cerca de 3 centímetros. O gengibre deve estar seco e limpo antes do plantio. Se estiver úmido, deixe descansar por 48 horas para evitar que apodreça.
Após esse período, você pode plantar seus pedaços de gengibre em solo raso, mas fértil. Depois cubra tudo com uma camada de substrato de cerca de 5 centímetros e não hesite em regar abundantemente.
Como você cuida do gengibre cultivado em casa?
Plantar gengibre dentro de casa pode parecer simples, mas o mais importante é saber cuidar dele. Esta planta aprecia particularmente o calor, deve-se ter cuidado para que fique exposta ao sol diariamente. Coloque o vaso no parapeito de uma janela ou perto de um radiador para permitir que a planta absorva o calor.
Como a maioria das raízes e plantas, o gengibre precisa de rega regular. É fundamental que o substrato permaneça úmido. Mas molhar-se não significa afogar-se. Se você não quiser que o gengibre apodreça muito rapidamente, regue-o moderadamente.
Se você é um defensor de gestos ecologicamente responsáveis e da compostagem de seus resíduos orgânicos, a vermicompostagem pode ser útil no cultivo de gengibre. O gengibre plantado no início da primavera pode aproveitar os benefícios da vermicompostagem no final de junho. No verão o vaso ficará no seu lugar no parapeito da janela ou no jardim. A luz solar direta ainda deve ser evitada, pois pode queimar o gengibre. Você pode começar a desfrutar deste último e de suas vitaminas a partir de outubro, incorporando-o a um suco de abacaxi ou a uma infusão de tomilho e limão para se beneficiar de suas propriedades antioxidantes, medicinais e estimulantes que auxiliam na digestão e combatem o inchaço.
Para dar sabor aos seus pratos e fazer preparações culinárias, é importante enriquecer as suas receitas com plantas aromáticas frescas e outras variedades como o gengibre. Com esta técnica e um pouco de engenhosidade, você pode cultivar gengibre o ano todo.