Como cultivar rosas a partir de mudas de suas variedades favoritas

Com alguns caules das rosas do seu jardim e alguns utensílios domésticos baratos, você pode propagar novas roseiras para o seu jardim.

Há um segredo aberto sobre as rosas: além de serem fáceis de propagar, produzir mais dessas plantas é um dos melhores e mais mágicos aspectos de tê-las. Você pode germinar sementes, mas cultivar rosas a partir de mudas é a maneira mais fácil de reproduzir suas variedades favoritas. Existem várias razões práticas para a propagação de rosas a partir de mudas. Se você possui uma variedade que se adapta particularmente ao seu jardim, enraizar algumas mudas desta rosa é uma forma econômica de aumentar sua coleção. Ou você pode querer criar backups de uma variedade rara ou herança. Mudas de rosas cultivadas em casa também são ideais para troca com outros jardineiros.

A melhor época para fazer mudas de rosas

Você pode enraizar mudas de rosa com sucesso em qualquer época do ano. Mas para resultados mais consistentes, verifique a previsão do tempo. Planeje tomar sua porção quando as temperaturas diurnas estiverem acima de 55°F e abaixo de 90; o ideal é entre 70 e 80. Provavelmente será na primavera e no outono. Também é melhor colher as mudas de manhã cedo.

Equipamentos/Ferramentas

  • Tesoura, tesoura ou faca afiada. Desinfete com álcool isopropílico ou Lysol.
  • Uma panela de 2,5 a 5 polegadas de profundidade que drena bem. Poderia ser tão simples quanto cortar o fundo de uma jarra de leite de plástico com furos na base.

Materiais

  • Uma mistura 50/50 de perlita e solo para vasos. A mistura deve ser estéril e conter quantidades aproximadamente iguais de ar e umidade.
  • Hormônio de enraizamento. Este pó aumenta suas chances de sucesso, mas muitas vezes não é necessário. Deve ser sempre usado em tipos de rosas mais difíceis de enraizar, como damascos, chás híbridos, madeiras mais velhas ou estacas de inverno.
  • Uma cobertura transparente para reter a umidade ao redor dos cortes. Você pode usar a tampa desta jarra de leite ou uma garrafa de refrigerante de 2 litros sem base. Um saco transparente de lavagem a seco preso por estacas ao redor da panela também funciona bem.

Instruções

No geral, cultivar rosas a partir de mudas é um processo simples. Cada vez que você poda suas roseiras ou corta flores murchas, o equilíbrio dos hormônios no caule removido muda. Nas condições certas, as mudanças estimulam-no a criar raízes. A planta resultante é idêntica à planta-mãe.

 deixe as raízes crescerem. A planta resultante é idêntica à planta-mãe.

Dicas para propagar rosas a partir de mudas

Cultivar rosas a partir de mudas pode parecer complicado, mas lembre-se de que essas são apenas orientações para resultados mais consistentes. Você pode plantar uma muda de rosa diretamente no solo e encontrá-la enraizada meses depois. Ou talvez se você embrulhar algumas mudas em toalhas de papel úmidas e esquecê-las na geladeira no dia 4 de julho, você poderá encontrar algumas ainda vivas e realmente enraizadas no Dia do Trabalho. As pessoas conseguiram enraizar uma bengala de 1,5 metro de comprimento, uma Polegada de corte de 30 centímetros de comprimento e uma madeira que não é ideal no calor do verão e no meio do inverno.