No imaginário colectivo, a oliveira é quase sempre uma árvore enorme, talvez centenária, plantada em grandes espaços abertos para nos dar o seu precioso fruto, a azeitona, matéria-prima da apreciada dieta mediterrânica.
No entanto, existem algumas variedades de oliveiras que também podem ser plantadas em vasos , em espaços pequenos, e que não produzem frutos.
A oliveira é uma planta que se adapta facilmente ao clima e às condições extremas , porém não é recomendável plantá-la em locais muito frios. Justamente por isso, plantá-lo em um vaso que possa ser guardado dentro de casa é a solução ideal.
Antes de começar, lembremos que a oliveira não precisa de muita água e que a planta deve ter uma excelente drenagem.
É importante escolher o vaso correto, e não por uma questão estética. Pode parecer uma coisa pequena, mas o material do vaso pode afetar a saúde da nossa planta.
A melhor opção são os potes grossos de barro , pois promovem uma boa drenagem e estão entre os mais eficazes no isolamento da planta.
Quanto ao solo, é preciso escolher um que seja drenante e leve . Uma excelente opção é escolher um composto metade de solo universal e metade de uma mistura de areia e lapillus.
A oliveira não necessita de regas frequentes . Esta planta também se adapta perfeitamente às condições de seca, por isso regue-a periodicamente mas sem exagerar.
Como germinar sementes de oliveira
O caroço da azeitona não é o caroço clássico que fica depois de comê-lo. Embora a avelã possa germinar, o tempo seria muito longo (cerca de 2 ou 3 anos).
O ideal é quebrar a casca da pedra e retirar o embrião interno . Para isso recomendamos usar um alicate para quebrar o caroço no sentido do comprimento e liberar a semente gordurosa de seu interior.
Esta operação requer extremo cuidado, para não danificar a semente.
Mergulhe a semente removida em água. Esta operação servirá para ativar uma série de processos metabólicos essenciais para o desenvolvimento do rebento.
Você pode então colocar a semente no solo e esperar que a muda se desenvolva. Levará aproximadamente 4-6 semanas antes que você veja uma muda perfeitamente formada .