Como cultivar violetas africanas facilmente

As violetas africanas são uma das plantas domésticas mais populares do mundo, e por boas razões. Essas plantas compactas e de baixo crescimento florescem várias vezes por ano e apresentam uma infinidade de formatos e cores de folhas. Não se deixe intimidar pela sua reputação de dificuldade: desde que siga algumas regras simples, as violetas africanas devem prosperar dentro de casa. Com um pouco de experiência, é possível mantê-las floridas quase o  ano todo e cultivá-las  até o tamanho de um prato.

Variedade

As violetas africanas vêm em uma ampla variedade de cores e tipos. Você pode escolher entre várias centenas de variedades, dependendo da cor da flor, formato e características da planta de sua preferência.

A cor das flores varia do azul ao roxo, lilás, rosa, vermelho-púrpura, azul-púrpura, lilás-rosa e branco. As flores podem ser simples, duplas, semiduplas, em forma de estrela, franjadas ou babadas. Algumas variedades produzem flores com duas ou mais fileiras de pétalas de uma cor e o restante com franjas de uma cor diferente. Os tipos de folhas são descritos como lisos, tufados, aracnídeos, com babados, franjados, recortados, em forma de colher, pontiagudos e variados.

Os tamanhos das plantas, dependendo da variedade, são classificados como miniatura (6 a 8 polegadas ou menos de diâmetro); semiminiatura (6 a 8 polegadas); padrão (8 a 16 polegadas); e grande (mais de 16 polegadas).

Como cuidar das violetas africanas dentro de casa

Embora as violetas africanas estejam entre as plantas mais fáceis de cultivar, os seus cuidados ainda requerem alguma atenção. Eles precisam de uma temperatura de 70 ° – 75 graus Fahrenheit durante o dia e temperaturas mínimas noturnas de 60 graus que não caiam abaixo dessa faixa ou sofrerão de problemas de fungos nas raízes.

Eles preferem um ambiente com alta umidade, portanto  níveis baixos de umidade podem causar  alguns problemas para a planta.

Durante o inverno, se as temperaturas caírem bem abaixo de 60°, afaste as plantas das janelas durante a noite e feche todas as janelas abertas à noite para mantê-las aquecidas e acumular umidade dentro de sua casa ou escritório.

Na natureza, eles vivem em selvas úmidas africanas, então se você quiser recriar esse ambiente para eles, coloque-os em uma panela ou pires com alguns centímetros de profundidade cheio de água e empilhe pedras em cima.

Como regar violetas africanas

Uma das partes mais importantes do cuidado da violeta africana é a rega. Uma “melhor prática” que muitos seguem quando se trata de cuidar de suas violetas e fortalecer suas raízes inclui o uso de vasos autoirrigáveis ​​que permitem regar por baixo!

Um dos maiores problemas que os jardineiros domésticos encontram  com a Saintpaulia são as manchas brancas que se formam nas folhas. Para evitar esse problema, é importante regar por baixo para não respingar nas folhas, e também tomar cuidado para não regar demais, deixando os potes de molho o dia todo ou dando muita água de uma só vez.

Manchas brancas nas folhas geralmente vêm de respingos de água fria nas folhas. Para evitar isso, use sempre a temperatura ambiente ou mais quente ao regar as plantas e um sistema de pavio também funcionará!

Iluminação

As violetas africanas preferem luz indireta brilhante. Evite a luz solar direta e mantenha-os a pelo menos alguns metros de distância de janelas brilhantes voltadas para o sul ou oeste. Uma janela voltada para leste ou norte proporciona-lhes a melhor iluminação sem o risco de queimar a sua folhagem sensível.

A iluminação artificial também funciona bem. Use lâmpadas fluorescentes ou LED   para complementar a iluminação natural.

Folhas finas e verdes escuras e caules compridos indicam que a planta está recebendo pouca luz; folhas verdes claras ou branqueadas indicam muita luz.

Fertilização

Durante a estação de crescimento ativo (primavera e verão), fertilize a cada 2 semanas com um fertilizante com alto teor de fósforo. Comece a fertilizar apenas quando a planta parecer precisar de um impulso extra (crescimento lento e fino; folhas claras ou amareladas).

A fertilização excessiva é um problema mais comum  do que a subfertilização, pois a maioria das misturas de solo contém muitos nutrientes.

Propagação de Violetas Africanas

As violetas africanas podem ser propagadas a partir de cortes ou deslocamentos de folhas. As plantas adultas ocasionalmente produzem pequenas mudas ou brotos laterais. Retire e prepare-os você mesmo. Removê-los também estimula melhores florescimentos na planta-mãe.

Envasamento e replantio de violetas africanas

As violetas africanas se dão melhor quando levemente plantadas. Repot somente quando necessário em um vaso um tamanho maior. Para replantar essas plantas, basta pegar a planta inteira, retirá-la e substituí-la por um recipiente maior, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular no processo. Sinais comuns de que uma planta  está estressada e precisa ser replantada incluem queda de folhas e superlotação, bem como raízes projetando-se da superfície do solo. 1   Fique de olho e replante se achar que vai ajudar.