Você pode cultivar uma mimosa em casa em apenas alguns passos. Aqui mostramos como fazer e todas as dicas úteis para fazer da maneira correta e sem cometer erros.
A mimosa está associada ao Dia da Mulher. Este aniversário internacional é comemorado todos os anos no dia 8 de março e é a flor que é dada em memória de todas as conquistas sociais e políticas alcançadas pelas mulheres ao longo dos anos que lutaram pela sua independência e liberdade. A mimosa pertence à família
Fabaceae e existem mais de 700 espécies pertencentes a este gênero.
Originária do continente oceânico, a mimosa só chegou à Europa em 1800. Antes, aliás, a mimosa só podia ser admirada na Austrália e na Tasmânia.
A mimosa adaptou-se muito bem ao clima italiano e de facto na Itália existem arbustos que atingem até 115 metros de altura. Estas são encontradas em regiões mais temperadas, enquanto em regiões mais frias é comum o cultivo de mimosa em vasos.
Se você realmente gosta desta planta, pode pensar em plantá-la no seu jardim.
Mimosa: veja como e onde colocar em casa
Como acabamos de dizer,
uma planta de mimosa pode ser plantada em seu jardim e pode ser cultivada tanto no solo quanto em vaso . Também escolhemos frequentemente a mimosa das quatro estações, que é uma espécie mais rústica que se adapta a todos os terrenos e sobretudo floresce durante todo o ano com floração mais intensa de maio a setembro.
Se você deseja plantar uma mimosa, saiba que ela vive pelo menos 20 anos, por isso é importante fazer o preparo profundo com solo escavado até 80 cm. Na verdade você terá que fazer um furo de pelo menos 60 centímetros de largura. Depois que o buraco estiver feito, você precisará colocar alguns
estrume maduro no fundo.
Em seguida, adicione o solo que você cavou, mas lembre-se que deve ser ácido, portanto se o solo for calcário deve-se adicionar turfa ácida (1 parte para 3 partes de solo). Depois de colocar a terra, será necessário adicionar argila que ajudará a drenar o solo. Em seguida, cubra a argila com mais terra. Neste ponto será necessário colocar um bastão de madeira que vai ajudar e sustentar a planta nos primeiros anos.
Aí você pode colocar sua mimosa e simplesmente tirar do vaso, mergulhar na água por alguns segundos e depois colocar a planta no buraco que vamos cobrir com mais terra. Mas tome cuidado para não cobrir a união do enxerto.
Neste ponto a planta e o poste precisam ser fixados e a parte difícil está feita. Agora precisamos cuidar da planta com rega adequada.
Isso é cultivo de jardim, depois cultivo de contêineres . Neste último caso, basta colocar a argila expandida no fundo do vaso, depois colocar uma mistura de turfa e terra e por último a planta.
Escolha um vaso bem grande, com cerca de 60 cm de altura e 50 cm de largura . Terá que regá-lo constantemente, principalmente nos primeiros períodos, pois não necessita de tantas regas. Então lembre-se de podar a planta todos os anos porque isso ajuda a mantê-la.