A presença de mofo nas nossas paredes é garantia de ar ambiente úmido e insalubre. Uma situação repugnante que nos cabe resolver o mais rapidamente possível. É assim que.
Para combater a humidade e desfrutar de um ambiente agradável , oferecemos-lhe conselhos eficazes e ecológicos.
Como limpar mofo das paredes
Antes de começar a limpar os moldes, se o problema for particularmente importante, é preferível contar com a experiência de um profissional. E por boas razões, o mofo pode ser responsável por problemas de saúde, incluindo alergias. Se a área a ser tratada não for tão grande, proteja-se com luvas, óculos e máscara.
Prepare uma solução de água e vinagre branco
Misture uma parte de vinagre branco com três partes de água e esfregue a área enegrecida com a solução usando uma escova dura . Em seguida, enxágue com pano úmido e deixe secar.
Alternativamente, você pode fazer um spray de água e vinagre branco para borrifar na parede e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, esfregue com uma esponja úmida antes de passar um pano seco na parede.
Ventile a casa
Um dos melhores reflexos a adotar é ventilar bem a sua casa. Uma boa ventilação ajudará a evacuar toda a umidade resultante das atividades diárias e que contribui para a formação de mofo nas paredes. Por isso é importante ventilar a casa simplesmente abrindo as janelas sem ter que investir num desumidificador. No entanto, este último permanece prático neste tipo de caso.
Verifique também se há fungos microscópicos ao redor dos caixilhos das janelas ou no teto do banheiro. Fenômenos causados por vapor de água que não pôde ser evacuado.
Melhora o isolamento
Para reduzir a perda de calor e melhorar o isolamento , podem ser instaladas janelas de vidro duplo com duas camadas de vidro. Deixe também as aberturas de ventilação abertas para permitir a saída do ar úmido. Claro que você pode fechá-los quando quiser.
Obtenha um desumidificador
Antes de escolher um desumidificador, considere o tamanho do ambiente e o nível de umidade que ele abriga. Em seguida, você instalará o aparelho em uma área como porão ou banheiro e depois ajustará para o nível de umidade ideal, que está entre 40% e 60%. Inicialmente o desumidificador começará a perseguir o excesso de umidade e depois de eliminado esse excesso se encarregará de manter um nível de umidade ideal. Você também pode se beneficiar do efeito desumidificador de algumas plantas domésticas.
Como evitar problemas de condensação?
Quando o ar úmido do ambiente é exposto a uma superfície de temperatura mais baixa, a umidade não escapa do ambiente. Como resultado, pequenas gotas de água se formam ao redor da janela ou em áreas frias. Para acabar com este problema de condensação, será necessário secar as paredes antes de passar às soluções para evitar este tipo de problema.
Evite que o problema de condensação retorne
Abra uma janela para ventilar sua casa e verifique se alguma ventilação está bloqueada. Se não estiver trazendo ar fresco do lado de fora, você pode aumentar a configuração do termostato. Além disso, se você não tiver um desumidificador, evite secar roupas em ambientes fechados.
Dicas para prevenir mofo nas paredes
Tinta anti-umidade: Você deve encontrar tinta anti-mofo em lojas de bricolagem. Isso evitará que os esporos se acomodem novamente nas paredes.
Elimine condições de umidade: Mantenha os espaços úmidos da sua casa o mais secos possível e certifique-se de secar toalhas e cortinas de chuveiro. Aqui estão 6 dicas para eliminar mofo que pode grudar.
Aja imediatamente em caso de vazamentos: Assim que notar vazamentos, aja o mais rápido possível chamando um profissional.
Ventilação Mecânica Controlada (VMC): Você também pode investir em um sistema de ventilação mecânica projetado para renovar o ar interno.