O Pothos é uma planta perfeita para embelezar nossas casas, requer pouquíssimos cuidados e pode viver muito tempo . Apresenta folhas verdes intensas, em forma de coração, em longos caules que, se abundantes, se organizam em “cascata”. Quando as folhas do seu pothos começam a amarelar , significa que a planta está sofrendo.
As folhas amarelas definitivamente não são um bom sinal para a sua planta, mas isso não significa necessariamente que a planta tenha chegado ao fim do seu ciclo de vida ou esteja sofrendo de uma doença grave. Uma das principais causas do amarelecimento das folhas de pothos é a exposição excessiva ao sol.
Pothos prefere quantidades moderadas de luz e pode até crescer e prosperar com muito pouca luz. Ela não tolera luz solar direta e as folhas amarelas de pothos podem ser uma indicação de que sua planta está recebendo muito sol.
Se sua planta estiver perto de uma janela voltada para o sul, mova-a ou afaste-a da luz. Alternativamente, você pode resolver o problema das folhas amarelas colocando uma cortina transparente entre a planta e a janela.
Muito ou pouco fertilizante também pode causar amarelecimento das folhas de pothos. Uma alimentação mensal com fertilizante solúvel específico é mais que suficiente.
Outras causas do amarelecimento das folhas de pothos podem ser a presença de doenças fúngicas, raízes podres ou manchas bacterianas nas folhas. As raízes podem apodrecer devido à presença de fungos em solos muito úmidos ou mal drenados.
Se o seu pothos começar a apresentar sintomas de raízes podres, drene bem o solo e limite a quantidade de água. Não borrife água diretamente nas folhas porque os fungos se desenvolvem em condições úmidas.
Desinfete a tesoura e corte as folhas amareladas, desinfetando o caule após cada corte. Se a doença se espalhou para as raízes, é possível que a planta não possa mais se recuperar.