As orquídeas estão sem dúvida entre as flores mais belas e apreciadas do mundo. Com cores e formatos variados, dão um toque tropical a qualquer ambiente.
No entanto, por mais bonitas que sejam as orquídeas, elas são difíceis de florescer ou florescer novamente. São plantas muito frágeis e sensíveis, que requerem cuidados adequados, que devem ser aplicados sem erros.
A mesma coisa sempre acontece quando levamos orquídeas para casa: depois que as flores caem, elas nunca mais voltam a crescer. A planta pode viver anos sem florescer.
Mas, se forem encontradas as condições certas e o momento certo, as orquídeas podem florescer novamente. Como regra geral, deve-se lembrar que as orquídeas não toleram sol direto, nem ambientes externos onde a temperatura possa cair abaixo de 15°C ou acima de 30°C.
Procure um local com muita luz. As orquídeas adoram ambientes claros, mas não toleram a exposição direta à luz solar. Se for mantido dentro de casa, a melhor localização é perto de uma janela, de preferência voltada para norte ou nordeste.
Umidade do solo: as orquídeas são vendidas com substrato de casca de pinheiro, pois suas raízes precisam de drenagem máxima e alagamento mínimo. São plantas florestais tropicais, que crescem nas árvores e vivem da umidade da neblina após as chuvas. As orquídeas precisam de um substrato úmido, mas não molhado.
Fertilizante adequado: As orquídeas necessitam de um fertilizante específico, que pode ser adquirido em lojas especializadas. Sem fertilizante, a floração é improvável.
As orquídeas compradas quase sempre vêm de estufas e já são abundantemente fertilizadas. Porém, depois de alguns meses devemos começar a despejar fertilizante.
Contraste térmico adequado: As orquídeas necessitam de excelente contraste térmico nas semanas que antecedem a chegada da primavera. Este contraste é de aproximadamente 10°C entre o mínimo noturno e o máximo diurno. Uma forma de garantir esse contraste é colocar a planta perto de uma janela voltada para o norte nas noites de março e, em qualquer caso, longe do calor.
Durante o dia, porém, pode ser transferido para um local onde possa receber luz e calor. Esse fator é fundamental para estimular o florescimento das orquídeas.