O vinagre de maçã traz muitos benefícios para a nossa saúde. Muito citado em nosso site, é um dos produtos naturais mais utilizados em remédios e tratamentos de beleza.
Porém, apesar de muito útil, não é tão fácil de encontrar nos supermercados. Neste artigo explicaremos como produzir um excelente vinagre de maçã em casa .
Para prepará-lo recomendamos o uso de maçãs orgânicas, pois não contêm agrotóxicos. Você também precisará de um frasco de vidro esterilizado.
O vinagre de maçã deve ser fermentado e a espuma bacteriana escura indicará o estado da fermentação. Essas bactérias são “boas”, ricas em enzimas e minerais que os vinagres de maçã de supermercado muitas vezes não contêm.
O processo de fabricação do vinagre de maçã é simples. Em primeiro lugar, deve-se obter o suco de maçã, que depois será fermentado mantendo a temperatura entre 15 e 26 graus centígrados. A fermentação dura 4-5 meses.
Pegue 3 maçãs pequenas, das quais você vai retirar a casca e as sementes, ficando apenas a polpa. Certifique-se de que a polpa não contém nenhum tipo de impureza e lave bem.
Corte as maçãs em pedaços e coloque-as em uma jarra de vidro esterilizado, adicione 3 colheres de chá de açúcar (não mais!) e depois despeje água filtrada na jarra até que as maçãs estejam completamente cobertas, mas sem encher toda a jarra.
Cubra o frasco com papel filtro, preso com um elástico, para permitir que o preparado respire. Depois de 3 dias teremos um suco de maçã perfeito: vamos guardá-lo em local escuro.
Após 4 ou 5 meses podemos filtrar o preparo, retirando os pedaços de maçã. Remova também os “restos” da maçã: deve permanecer uma solução completamente líquida.
Pegue outro frasco esterilizado e despeje o vinagre de maçã. Sempre use papel filtro para tampar. Durante as próximas 4 semanas, misture o vinagre de maçã com uma colher esterilizada.
Após 4 semanas você pode começar a experimentar o vinagre de maçã. Se ainda estiver muito ácido, espere mais alguns dias até que a acidez desapareça completamente. Nesse ponto, o seu vinagre de maçã estará pronto! Lembre-se que, por se tratar de um vinagre puro, antes de ser consumido deve ser diluído em água (uma parte de vinagre de maçã e 2 partes de água).