É possível isolar o telhado da casa? Um método ideal para neutralizar o calor e o frio. Um verdadeiro ponto de viragem para fazer desta forma.
é importante para combater o frio do inverno e o calor do verão. Um ambiente devidamente isolado não só permite poupar dinheiro, mas também permite ter toda a casa com a temperatura correta em todas as estações. Quantas vezes os equipamentos antigos não permitem o equilíbrio? Por isso é importante que a casa esteja bem isolada , começando pelo telhado. Mas como fazer isso? A palavra aos especialistas.
Isolar o telhado da casa: regulamentos e possibilidades
O isolamento térmico começa no telhado e chega gradualmente às paredes de uma casa. A legislação em vigor é a UNI 8178-1:2019 que fornece todo o tipo de informações e instruções relativamente à escolha dos vários elementos construtivos, quem contactar e também como o fazer.
Se um ambiente for devidamente isolado , não há dúvida de que será possível ter uma temperatura agradável em todos os ambientes. Pelo contrário, haverá uma dispersão térmica que não deve ser subestimada, tanto que você gastará mais dinheiro na conta no final do mês.
Durante o inverno o aquecimento não consegue atingir a temperatura correta devido a diversas correntes de ar. No verão, porém, não haverá isolamento adequado para manter o interior fresco e você sentirá apenas calor e umidade.
Quais são os tipos de isolamento do telhado?
Para isolar esta importante parte da casa , seja ela nova ou já construída há algum tempo, é necessário recorrer sempre a profissionais do setor. Na verdade, são eles que podem estudar o tipo de cobertura disponível, verificar a posição e depois proceder ao isolamento adequado.
Caso não queira retirar todo o revestimento externo, a ação pode ser realizada na parte inferior da laje.
Os profissionais do setor terão que avaliar se se trata de uma cobertura inclinada ou plana, procurando perceber qual é a forma do sótão e realizar a intervenção adequada.
Caso a estrutura seja repleta de vigas, existem diversas possibilidades de intervenção, inclusive a instalação de material que isole a cobertura umas das outras. O painel é revestido com gesso cartonado e posteriormente rebocado para torná-lo atraente em termos de mobiliário. Em seguida, o isolamento é empurrado para baixo tentando entrar no espaço das próprias vigas. Obviamente, os painéis são feitos à medida em fibra de madeira ou lã de rocha.
Caso as diversas soluções modernas não sejam aplicáveis, será possível utilizar diretamente a cavidade entre a laje e o teto (não visível). Uma série de processos de isolamento são implementados diretamente na estrutura, sem demolir a cobertura e com custos não muito elevados.