Lavar bem os lençóis e a roupa de cama pode parecer óbvio à primeira vista. Porém, se você deseja dormir confortavelmente e deitar-se todas as noites em uma cama limpa e com cheiro de limpo, vale a pena analisar a questão da manutenção dos lençóis. Além disso, ao manter a sua roupa de cama da melhor forma possível, você prolonga sua vida útil, o que não é desprezível. Veja como cuidar disso.
Todo mundo sabe que lençóis bonitos são caros. Por fim, ter (ou dar!) um quarto lindo, embelezado com lençóis arrumados e perfeitamente limpos é sempre agradável. Observe que entre os itens de cama, são os lençóis que exigirão mais cuidados para sua limpeza. Cobertores, edredons ou capas de colchão são mais resistentes.
Com que frequência você deve trocar seus lençóis?
A limpeza relativamente frequente dos lençóis é sempre uma coisa boa. Os fluidos corporais que exalamos à noite contêm bactérias, não esqueçamos. Esses germes podem causar irritação na pele e até coceira.
Aqui estão as frequências de troca de planilhas que recomendamos, dependendo da sua situação pessoal.
A cada 2 semanas se:
- Você está vestindo seu pijama,
- Tome banho antes de ir para a cama.
Uma vez por semana se:
- Coma ou faça um lanche na cama,
- Você deixa seu animal de estimação dormir na sua cama,
- Você está suando muito/está muito calor.
Duas vezes por semana se:
- Muitas vezes você acorda com o nariz entupido: isso pode indicar dificuldade para respirar devido a ácaros ou bactérias.
Todos os dias se:
- outra pessoa da família é portadora do vírus do resfriado ou da gripe,
- você tem acne ou problemas graves de pele (se esses problemas forem apenas no rosto, trocar apenas a fronha pode ser suficiente),
- alguém da família recentemente teve piolhos,
- percevejos foram detectados em sua casa há pouco tempo.
Como lavar lençóis e roupas de cama corretamente?
Ao adquirir um novo conjunto de lençóis, coloque-o sempre na máquina de lavar antes de utilizá-lo pela primeira vez. Ainda pode haver algum resíduo do processo de fabricação, que não deve entrar em contato com a sua pele ou a de seus entes queridos .
Leia atentamente as instruções na etiqueta de cuidados. Siga-os rigorosamente. Preste especial atenção aos lençóis de cetim, bambu ou linho, que requerem cuidados especiais de lavagem. Não encha demais o tambor da sua máquina de lavar, para que todas as peças possam ser lavadas perfeitamente.
Veja como proceder com a lavagem de lençóis e roupas de cama em geral.
Trate as manchas antes de iniciar o seu programa habitual de roupa de cama : use o seu spray tira-nódoas habitual (ou uma alternativa mais natural) em quaisquer manchas na sua roupa de cama.
Determine o detergente correto e a temperatura da água a ser escolhida : Lençóis de algodão devem ser lavados em água quente com um detergente relativamente forte. Isto terá como objetivo eliminar eficazmente os ácaros e lavar cuidadosamente todos os vestígios de fluidos corporais, de modo a eliminar perfeitamente as bactérias que contêm. Lençóis de microfibra ou mistura de algodão e poliéster devem ser lavados em temperatura fria ou baixa com detergente normal.
Secagem: Se for obrigado a usar a secadora, prefira sempre secar em temperatura baixa para evitar muitas rugas inestéticas nos lençóis. Além disso, um ciclo demasiado quente terá o efeito de desgastar prematuramente os tecidos e danificar os elásticos dos lençóis ajustados, o que obviamente não é desejável.
Se você tiver a opção, opte por secar toda a sua roupa de cama ao ar. A melhor opção é no varal, a pleno sol. Nem sempre fácil de configurar, nós garantimos, mas assim que surgir a oportunidade não perca! O sol é um excelente desinfetante natural, além de ser gratuito!
Se você planeja passar os lençóis após a secagem, não espere até que estejam completamente secos para pegá-los. Seriam, portanto, “mais difíceis” de gerir. Certifique-se de removê-los do barbante enquanto ainda estão úmidos.
Passar roupas de cama : Lençóis de algodão e/ou poliéster não precisam ser passados, pois saem da secadora ou do varal, por assim dizer, sem vincos. As folhas de percal podem ter tendência a amassar e você pode ficar tentado a passá-las. Lembre-se aqui que o percal é um tecido de algodão de alta qualidade, muito popular em roupas de cama por seu toque macio e macio e por sua incrível durabilidade. Passe sempre os lençóis a baixa temperatura e, como já dissemos, quando ainda estão um pouco húmidos.
Armazenamento de roupa de cama : A menos que você arrume sua cama no mesmo dia com lençóis recém-lavados, você precisará guardar lençóis limpos até o próximo uso. Os lençóis planos são extremamente fáceis de dobrar, o que não acontece com os lençóis justos. Este é o nosso método: insira os cantos arredondados um no outro para criar um retângulo, que você dobra da maneira mais organizada possível em um quadrado. E pronto! Um truque inteligente de armazenamento é guardar todos os lençóis do conjunto em uma fronha. Dessa forma, você não terá que fazer pesquisas tediosas para encontrar todos os itens. Guarde os lençóis em um local limpo e seco, como um armário ou baú. Evite com cuidado os caixotes de plástico que invadem as nossas casas há alguns anos:
Trate quaisquer manchas em lençóis ou roupas de cama : Tratar manchas antes da lavagem convencional pode eliminar quase todas elas. Além disso, antes de colocar a roupa de cama na máquina de lavar, verifique se há manchas nos lençóis.
Aqui estão alguns exemplos de manchas em lençóis e a solução para eliminá-las
- As manchas de sangue nos lençóis
Não use água quente, seja em sangue fresco ou seco. Mergulhe as áreas manchadas de sangue em água fria e depois enxugue a mancha com um pouco de água oxigenada (também comumente chamada de “água oxigenada”). Em seguida, enxágue com água limpa e coloque o lençol na máquina de lavar.
- Manchas de maquiagem nos lençóis
Seque a mancha com uma mistura de sabão em pó e água. Esfregue suavemente até que a mancha desapareça e depois lave o lençol normalmente.
- Manchas de café nos lençóis
Misture um litro de água com ½ colher de chá de detergente e 1 colher de sopa de vinagre branco em um recipiente. Coloque a parte manchada da folha nesta mistura e deixe de molho por quinze minutos. Em seguida, lave o lençol normalmente.