Com a chegada dos dias quentes de verão, os ventiladores tornam-se aliados indispensáveis em casa para lidar com o calor e manter um ambiente confortável.
No entanto, muitas vezes descuramos a atenção necessária à sua manutenção e limpeza, o que compromete a sua eficiência e, a longo prazo, o seu bom funcionamento. Além disso, deve-se lembrar que eles liberam ar que é inalado, por isso devem ser mantidos o mais limpos possível.
É por isso que hoje veremos juntos, passo a passo, quais são as poucas coisas que podemos fazer para limpar os ventiladores clássicos e verticais e mantê-los em perfeito estado!
Antes de começar
Limpar os ventiladores não é uma tarefa impossível, mas antes de começar você deve tentar desmontar as peças para ter certeza de que a limpeza é eficaz.
Os ventiladores verticais não podem ser desmontados, por isso veremos a seguir algumas estratégias eficazes para garantir que toda a sujeira desapareça completamente.
Para leques clássicos, é necessário retirar os ganchos que unem as duas partes ou retirar lentamente os pinos com uma ferramenta especial.
Feito isso, retire com muito cuidado a frente e coloque-a sobre uma superfície com uma toalha ou pano.
Para fazer isso, desconecte o plugue de alimentação.
Espanando
Terminada a parte “técnica”, vamos ao cerne da questão e comecemos a dizer adeus à poeira!
Este é aliás o principal problema de todos os ventiladores, pois absorvem o pó e deixam-no preso nas grelhas ou no interior das pás (no caso dos ventiladores clássicos).
Dependendo do tipo de dispositivo que você possui, vamos ver como limpá-lo detalhadamente:
- Ventilador convencional: A poeira deve ser removida com escova de cerdas duras ou extrator de pó de fibra eletrostática. Preste atenção nos cantos das grelhas, local onde se acumula a maior parte da sujeira;
- Ventilador vertical: Use aqui um pano eletrostático e tente inseri-lo bem em cada furo. Se isso for difícil, use o secador de cabelo em fogo e potência médios e aproxime o ventilador. Depois que toda a poeira for removida, desligue o aparelho e pronto!
Uma lavagem profunda
Agora que a poeira não é mais problema, só falta continuar com uma lavagem profunda!
Por se tratarem de dois tipos diferentes de ventiladores, é necessário distinguir os métodos de lavagem para evitar problemas e evitar danos ao aparelho.
Vamos descobrir essas dicas para encontrar fãs como se fossem novos!
Fãs clássicos
Para os fãs do clássico, a primeira coisa a fazer é encher uma bacia com água quente e 2 colheres de sopa de sabonete de Marselha ralado.
Insira a grelha no seu interior e lave-a com bastante água e uma esponja macia; deixe a água escorrer principalmente nos cantos da grelha.
Quando você perceber que toda a sujeira desapareceu, basta deixar a grelha escorrer por alguns minutos e depois secá-la.
Enquanto deixa escorrer, lave a outra parte do ventilador, tomando especial cuidado porque está conectado aos fios.
Em seguida, pegue um pano de microfibra e umedeça-o com água quente, depois rale um pouco de sabão de Marselha e esfregue nas pás do ventilador e no resto da grelha.
Enxágue várias vezes até ficar completamente limpo e depois seque.
Ventiladores de torre
É altamente recomendável não derramar muita água nos ventiladores de pedestal.
Você deve, portanto, ter o cuidado de espaná-los bem para facilitar esta etapa.
Basta limpar toda a superfície da churrasqueira com um pano de microfibra umedecido em água morna e algumas gotas de vinagre. Use uma escova de dentes para chegar aos cantos e pronto!