Quando se trata de limpeza de pisos, muitos ainda recorrem a produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. No entanto, todos temos na nossa despensa produtos naturais que os podem substituir e desempenhar a mesma função de forma brilhante. Veja como usá-los para manter pisos e azulejos.
Os pisos tendem a ficar sujos rapidamente e ficam opacos com o tempo. É por isso que sua manutenção requer um processo de limpeza metódico e os ingredientes certos . Levando em consideração essas dicas e etapas de limpeza, você evitará que seus azulejos percam o brilho.
Limpeza de piso – Fonte: spm
Quais são os fatores que mancham os pisos?
Com o desgaste, os pisos começam a ficar cada vez mais opacos. Aos poucos vão perdendo a elegância que os caracteriza. Os responsáveis? Poeira, sujeira, água e outros líquidos. Além disso, uma casa mal ventilada e com muita umidade provocam a formação de mofo e o envelhecimento das superfícies . As juntas dos ladrilhos ficam sujas ao absorver poeira e outras sujeiras.
Que conselho há para ter sempre o chão limpo?
Como parte da manutenção regular do piso, a limpeza por si só não é suficiente. É também aconselhável, por motivos de prevenção, adotar medidas que nos ajudem mais a preservar o brilho dos pavimentos:
- Assim que o líquido for derramado no chão, tome medidas imediatas para evitar a descoloração do rejunte ou dos ladrilhos.
- Remova regularmente os resíduos com um aspirador ou vassoura.
- Não deixe detergentes no chão. O enxágue imediato deve ser feito imediatamente após a limpeza do piso de cerâmica. Quer se trate de um piso de mármore ou de concreto, esta regra deve ser aplicada.
- Limpar um ladrilho também significa evitar danificá-lo com detergentes agressivos ou alvejantes.
- Enxágue com água ou seque os azulejos do banheiro após o banho para evitar que a umidade se acumule e cause o crescimento de mofo.
Limpeza de piso de cerâmica – Fonte: spm
Fases de limpeza com ingredientes naturais para um pavimento perfeitamente limpo
– Com suco de limão
Limpador de limão – Fonte: spm
Para azulejos limpos e brilhantes, o primeiro passo é misturar um litro de vinagre branco com um copo de suco de limão para colocar em um borrifador e depois adicionar uma dose suficiente de água. A segunda etapa consiste em borrifar a solução diretamente no piso e depois proceder à limpeza normal. Seque o chão por último com um pano de microfibra.
Além disso, é perfeitamente possível aproveitar a capacidade de remoção de manchas da pasta de dente para obter um piso limpo e brilhante . Um método surpreendente, mas não menos eficaz.
– Com óleo essencial de hortelã-pimenta
Em um borrifador, despeje primeiro uma mistura de partes iguais de álcool desnaturado, vinagre branco, água, detergente de louça na proporção de uma colher de chá e algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Em seguida, misture bem e borrife diretamente no chão antes de finalmente esfregar.
– Com bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio – Fonte: spm
Primeiro comece despejando em um balde cheio de 8 litros de água morna, uma colher de sopa de água com sabão e ¼ xícara de bicarbonato de sódio. Em seguida, mergulhe o esfregão e passe-o sobre os azulejos para restaurar sua antiga glória . Claro, como é sempre mais agradável desfrutar de um bom perfume durante a limpeza, fique à vontade para adicionar gotas do óleo essencial de sua preferência. Escove as articulações com a escova de dentes para remover a sujeira persistente das articulações.
Como eliminar bactérias do solo?
Para uma limpeza eficaz dos seus pavimentos, existe uma mistura que é particularmente eficaz em pavimentos cerâmicos e vinílicos. Esta é a combinação de água morna e enxaguatório bucal. Dilua uma tampa de enxaguatório bucal em 3 litros de água morna e esfregue com esta solução. Evite aplicá-lo na madeira, pois o produto pode danificá-la.
Ainda há uma infinidade de ingredientes que podem fazer seu piso brilhar. Entre estes, o sabão preto, o sabão de Marselha, o óleo de linhaça ou a terra de Sommières que estão entre os melhores ingredientes para usar nos seus azulejos.