O mofo é um fungo que pode ser encontrado no ar e até mesmo em locais úmidos ou mal iluminados . Sem dúvida é indesejável e principalmente quando está na nossa casa de banho. Que costuma ser o local mais úmido da casa e às vezes aquele com menos luz. A presença de mofo em nosso banheiro não é indicação de má limpeza, mas não é esteticamente agradável.
Como todos os fungos, o mofo necessita de um ambiente com certas características para viver. É nosso trabalho não dar ao mofo um habitat favorável e, assim, manter o nosso banheiro livre dele. Em primeiro lugar, é importante identificar as áreas onde surge para saber por onde começar a combatê-lo .
1- O vinagre branco é um bom aliado
Sim, vinagre branco, o mesmo que usamos na cozinha. Este é sem dúvida um dos produtos naturais mais eficazes no combate ao mofo. O vinagre tem um efeito bastante poderoso e não remove apenas manchas. Mas também os cheiros que estes cogumelos podem produzir. Se levarmos em conta que o vinagre é composto principalmente de álcool, podemos ter uma ideia de quão poderoso ele é.
É importante ressaltar que em hipótese alguma deve ser misturado com água sanitária ou qualquer outro produto, pois essa característica libera gases que podem ser tóxicos aos pulmões e aos olhos. O ideal é colocar vinagre puro ou reduzido em um borrifador e borrifar na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com um pano ou escova.
2- Alvejante ajuda a remover manchas
A água sanitária é um produto químico muito poderoso que deve ser usado com muito cuidado. É importante não misturá-lo com outros produtos, sejam químicos ou naturais, pois pode ser muito perigoso. É fundamental usar proteção nas mãos e se possível também no nariz e na boca para evitar respirar.
Aplicamos o alvejante em um pincel de cerdas levemente densas e depois escovamos a parte afetada. Temos que ter muito cuidado para não respingar nos olhos. Assim que o molde for removido. Lavamos a área afetada com bastante água até que os restos de água sanitária sejam completamente removidos.
3- Melhore a ventilação e renove o ar
Garantir uma boa ventilação no banheiro é extremamente importante. Embora possa parecer familiar, muitas vezes esquecemos de fazer isso e é isso que causa principalmente o aparecimento de mofo nas paredes e na argamassa. Tal como na cortina de duche ou nas juntas dos azulejos.
Por isso, quando terminarmos o banho, devemos fechar bem a cortina para que escoe e deixe as janelas ou portas abertas. Desta forma, a ventilação secará o ambiente mais rapidamente e você poderá manter seu banheiro livre de mofo. Pois esta não terá espaço favorável para crescer.
4- Verifique se não há vazamentos ou fugas de água
Se houver vazamentos, vazamentos ou vazamentos de água em nosso banheiro, tudo o que fizermos para evitar mofo será em vão. A única opção neste caso é repará-lo imediatamente e entretanto secar periodicamente os vazamentos externos. Isso ajudará, mas não será útil, para se livrar do mofo.
Ocasionalmente os vazamentos podem ser internos e notaremos isso porque o mofo reaparece logo após a limpeza. Nestes casos é necessário chamar urgentemente um especialista para mitigar os danos internos que isso pode causar na nossa casa de banho.
5- A iluminação de destaque é uma grande ajuda
A iluminação é importante para a modelagem, pois ela adora locais escuros. Se mantivermos a iluminação acentuada, dificultaremos o seu crescimento. Pode ser luz natural ou artificial, ambas funcionam.
Recomenda-se a utilização de lâmpadas de sal que absorvem a umidade do ambiente. Se tivermos janelas, o melhor é mantê-las sem cortinas durante o dia e à noite talvez acender uma vela ou algumas luzes suaves. Isso dará ao nosso banheiro uma aparência melhor e mais renovada.