Como plantar e ter um louro próspero na varanda

O louro é uma daquelas plantas aromáticas que é sempre bom ter em casa Não é útil apenas na cozinha, mas tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Suas folhas são ingrediente fundamental em muitas preparações culinárias, podendo ser utilizadas no preparo de chás de ervas e infusões.

Se você também compra folhas de louro no supermercado “conforme necessário”, provavelmente ficará satisfeito em saber que cultivar um louro na varanda é possível e nada difícil de fazer.

Abaixo listamos alguns truques para ter um exuberante louro na varanda e assim evitar ter que comprá-lo no supermercado.

1. Escolha do pote

A escolha do vaso onde plantar o louro é importante: não deve ser muito grande, caso contrário a planta crescerá muito, mas não muito pequena, para favorecer o desenvolvimento das raízes.

Para transplantar o louro adquirido no viveiro, o ideal é escolher um vaso com cerca de 50 centímetros de altura, de preferência de terracota. Certifique-se de que haja orifícios de drenagem.

2. Preparação do solo

Para estimular o crescimento e desenvolvimento do louro, antes de colocar o solo, coloque uma camada de argila expandida ou seixos para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes.

Em seguida despeje a terra, que pode ser universal. É importante que seja rico em matéria orgânica, podendo ser enriquecido com um pouco de húmus de minhoca ou esterco.

3. Transplante a muda de louro

Retire o vaso do louro (aquele colocado no viveiro) tomando muito cuidado para não danificar as raízes. Limpe um pouco o solo e coloque a planta no vaso de terracota.

Assim que a planta estiver posicionada, regue com bastante água.

4. Luz

Coloque o louro em sombra parcial: deve receber no máximo 4 horas de sol por dia.

Porém, a planta necessita de luz indireta, por isso é perfeita para ser colocada na varanda.

5. Rega

É importante não regar a planta de louro com muita água. Regue somente quando o solo estiver secando, despejando a água aos poucos até sair pelos buracos do vaso.

Regue sempre de manhã cedo ou à noite, antes que a planta receba sol.

6. Coleção

Para retirar as folhas de louro, use uma tesoura esterilizada e corte parte do galho.

Não retire as folhas individualmente, pois isso pode dificultar o crescimento da árvore. Cortar um galho inteiro incentivará o crescimento de um novo galho.