Os óleos naturais são uma alternativa simples e eficaz para desfrutar das propriedades das plantas medicinais e aromáticas. Através dos oleólitos podemos manter as suas propriedades através de um processo de maceração.
O óleo de alecrim tem sido usado há séculos pelas suas propriedades curativas. Sua capacidade de estimular a circulação sanguínea e o crescimento do cabelo faz deste óleo um excelente remédio para tratar a queda de cabelo.
Além disso, as suas propriedades anti-sépticas e antibacterianas fazem dele um excelente remédio contra a caspa e a dermatite seborreica.
É muito eficaz no alívio de dores musculares e articulares e de problemas circulatórios como varizes e pernas cansadas. Basta aplicá-lo diretamente na área afetada e massagear.
O oleólito de alecrim também pode ser usado como descongestionante do trato respiratório, no tratamento de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias. Diluído pode ser usado no combate ao mau hálito, dores de estômago e flatulência.
Para preparar o oleólito de alecrim você precisa de: um pouco de alecrim fresco, um óleo transportador (amêndoa, azeitona ou girassol), um frasco de vidro hermético, um frasco de vidro opaco.
Desinfete o frasco de vidro com álcool, a seguir lave bem a planta, retirando as partes em mau estado e secando bem ao terminar.
Despeje todo o alecrim na jarra e, em seguida, despeje o óleo transportador até que esteja completamente cheio. Feche, agite e guarde em local fresco e escuro por 40 dias. Agite diariamente.
Passado o tempo pré-estabelecido, filtre o oleólito e despeje em uma jarra de vidro opaco, para que melhor preserve suas propriedades.