Tetos, paredes, banheiro, cozinha, janelas… a umidade pode afetar qualquer parte da nossa casa. Assim que regressam as estações mais frias do ano, aparecem imediatamente manchas pretas de mofo, um verdadeiro pesadelo para todos os proprietários. Para evitar esse problema, um especialista dá dicas imparáveis que podem te salvar neste inverno.
Muitas vezes causada pela falta de manutenção, a humidade pode danificar a sua casa. Roupas, móveis, paredes… Pode causar danos à casa, mas também causar problemas de saúde.
O que causa a umidade no inverno?
Umidade é quando há excesso de vapor no ar que não tem como escapar devido à má ventilação . Esse excesso pode ser causado pelo vapor do cozimento, pelo ressecamento das roupas dentro de casa e pelo suor do chuveiro. Além disso, quaisquer problemas de construção ou encanamento que permitam a entrada de água ou vapor em sua casa podem levar a problemas de umidade, incluindo: vazamento no telhado ou nos canos, sistema de água da máquina de lavar ou lava-louças danificado, etc.

Quais são as consequências de um problema de humidade não tratado?
A humidade pode afectar a sua casa de várias maneiras e se não for prevenida ou eliminada a tempo, pode ter efeitos devastadores e muito caros. Além disso, a umidade também pode causar sérios problemas de saúde, inclusive doenças respiratórias.
Como prevenir a umidade durante o inverno com aquecimento?
De acordo com o tablóide diário britânico The Express, Mark Ronald, engenheiro-chefe e especialista em caldeiras da Hometree , explicou que a condensação é uma das formas mais comuns de humidade que afecta as casas e que esta é causada principalmente pela má ventilação. Aqui estão suas dicas para evitar a umidade com aquecimento central.
- Evite a umidade mantendo sua casa aquecida
À medida que o custo de vida continua a aumentar, a maioria das famílias está a fazer tudo o que pode para reduzir as suas contas de aquecimento. No entanto, pode ser difícil evitar a entrada de umidade e mofo sem usar este dispositivo. Segundo o especialista, embora isso possa aumentar a sua conta de energia, ainda não representa nada se comparado ao preço que custaria contratar os serviços de uma empresa especializada no tratamento e prevenção de umidade e mofo. Solução? Mantenha o aquecimento a uma temperatura constante e certifique-se de manter todos os cômodos da casa aquecidos . Caso contrário, se a sua casa não estiver suficientemente aquecida, a condensação aumentará.
- Evite a umidade ajustando gradualmente a temperatura de aquecimento
Na verdade, uma queda brusca de temperatura leva ao acúmulo de umidade e provoca a formação de condensação , principalmente em janelas e portas. Isso é verdade mesmo se você aquecer apenas um cômodo e manter o cômodo seguinte frio. Portanto, para evitar esse problema, mude gradativamente a temperatura do seu aquecedor a cada 30 minutos. Na verdade, 20°C é a temperatura ideal para a definir. Isto permite atingir uma taxa de higrometria de 50% (ou seja, a taxa normal varia entre 45 e 65%).
- Evite a umidade ventilando sua casa
Se o seu aquecedor estiver ligado e você tiver um problema de ventilação, isso poderá causar a formação de condensação. Neste caso, certifique-se de que o ar possa circular livremente. Para fazer isso, basta abrir as janelas com a maior freqüência possível, por 15 a 30 minutos , para deixar sair o ar quente e úmido.
A umidade pode causar todo tipo de problemas; condensação, pintura descascada, aparecimento de mofo e ferrugem, além de maus cheiros. Portanto, você deve agir rapidamente para evitar danificar sua casa e se expor a graves problemas de saúde.