Como propagar uma orquídea a partir de uma única folha

As orquídeas são hoje uma paixão muito popular, o que não surpreende dado o seu magnífico aspecto, a grande variedade de formas e cores e a sua capacidade de embelezar as nossas casas dando um toque de elegância.

No entanto, as orquídeas são muito caras e podem ser difíceis de cuidar ou mesmo de manter vivas, o que muitas vezes nos leva a comprar novas. Na verdade, poucas pessoas sabem que é possível propagar uma orquídea a partir de uma única folha , e neste artigo explicaremos como fazê-lo.

Na realidade, as folhas das orquídeas não são naturalmente adequadas para a propagação: os pontos de crescimento das novas plantas estão localizados no caule. Justamente por isso, para propagar uma orquídea com este método, será necessário retirar uma folha com uma pequena parte do caule.

Antes de começar a propagar uma orquídea a partir de uma folha, obtenha as ferramentas necessárias. Você precisará de uma tesoura de jardim bem afiada, um recipiente de plástico, água filtrada e os seguintes fertilizantes: hormônios de enraizamento, carvão ativado, pasta de citocinina e ácido succínico.

Este processo é complexo e um dos mais longos de ser colocado em prática: a formação de novas raízes pode levar de 1 a 2 anos.

A folha de propagação deve ser retirada de uma planta adulta e saudável. Use uma tesoura afiada para remover a folha e o pedaço do caule. Feito isso, será necessário ativar a cepa do sono, deixando a folha secar por aproximadamente 8 horas.

Após este tempo, lubrifique o ponto onde as novas raízes se formarão com hormônio de enraizamento. Dissolva um comprimido de carvão ativado em um copo de água e mergulhe o caule na solução. O colo do broto deve estar totalmente imerso em água.

Para estimular o aparecimento de raízes você também pode usar ácido succínico. Dissolva um comprimido de ácido succínico em um copo de água morna e mergulhe a folha e o caule nesta solução, com o botão voltado para baixo.

Depois que as raízes estiverem formadas, verifique se há partes podres ou mofadas e remova-as antes de plantar a orquídea no solo.