Se quiser propagar você mesmo as suas rosas, embora seja muito mais fácil comprá-las, tem várias soluções: estacas, simples mas arriscadas; enxertia, mais complicada mas mais segura; estratificação, para trepadeiras; Semear sementes apenas por diversão…
Como você poda uma roseira?
As mudas são o método ideal para o jardineiro iniciante que adora rosas…
- 1. Se possível, pegue estacas bem maduras , ou seja, estacas maduras. Melhor época: setembro para as regiões ao norte do Loire, outubro para o sul. Escolha uma planta-mãe muito saudável e robusta, porque seria tolice propagar uma variedade que seja suscetível a doenças das rosas ou que tenha poucas flores. As estacas são cortadas com faca ou tampão – não com tesoura em ramos já floridos. Eles devem ter a largura de um lápis.
- 2. Mantenha apenas a parte central dos galhos com quatro ou cinco folhas. Corte as duas folhas basais, deixando duas ou três para as mudas respirarem.
- 3. Mergulhe a base das mudas no hormônio de enraizamento que promove pelo menos 50% de chance de cura. Agite para remover o excesso de hormônio em pó.
- 4. Faça uma trincheira no jardim em local parcialmente sombreado e abrigado; A vala deve ter 20 cm de profundidade, aproximadamente a profundidade de uma pá. Aplicar no fundo uma camada de areia fina com 5 cm de espessura para drenagem. Pique as estacas com 12 a 15 cm de distância e preencha a vala com terra para vasos e turfa (esta última retém a umidade). Faça as malas e beba.
- 5. Variação: você pode plantar suas mudas em um vaso agrupando-as em três em um recipiente bem grande. Para acelerar a recuperação e restaurar o microclima de uma estufa, cubra o vaso com plástico transparente: a condensação permite a entrada permanente de água, o que é uma das chaves do sucesso.
- 6. Outro método para mudas em vasos: Cada muda é plantada individualmente em um vaso com diâmetro um pouco menor que o de uma garrafa plástica de água mineral. Corte um deles ao meio e use-o como sino.
- 7. Conte um ano antes de transplantar as novas mudas . Remova as flores para que a seiva se concentre quando novos brotos se formarem.
Este corte proporciona rosas independentes que não formam corredores. Isto é uma vantagem… mas também há desvantagens; As rosas assim obtidas geralmente são pouco vigorosas, principalmente em solos calcários, onde oferecem pouca resistência e não duram tanto.
É BOM SABER:Cobrir com túnel de plástico, moldura, etc. em climas muito frios.
Como você refina uma rosa?
A enxertia geralmente não é uma tarefa amadora. Esse também é o procedimento que os profissionais utilizam para propagar rosas. O princípio é simples: colocamos um enxerto de uma variedade que queremos propagar num porta-enxerto, geralmente uma roseira brava. Com um pouco de prática, você sem dúvida terá sucesso no refinamento do pente aqui.
Várias vezes para conseguir isso: de abril a junho (com olho crescente) ou de julho a setembro (com olho descansado).
- 1. Para a variedade que você deseja propagar, use um “escudo”: É um olho (ou botão dormente) localizado na axila de uma folha. Desate o nó com cuidado, retirando o mínimo de madeira possível e tomando cuidado para não romper o nó sob o ilhó. Deve-se trabalhar com enxertador (faca especial para esse fim).
- 2. No porta-enxerto, na sua base, o mais próximo possível do colo (altura entre as raízes e os caules), faça um corte vertical e reto, levantando apenas a casca. Remova a base do porta-enxerto transplantado para facilitar a operação.
- 3. Faça um corte horizontal para que o corte final fique em forma de T.
- 4. Abra a incisão com cuidado, levante ambos os lados da casca e insira o enxerto.
- 5. Fixe o pente com ráfia previamente embebida em água. Amarre bem para que a solda fique finalizada. Em seguida, traga o solo de volta à base do porta-enxerto.
- 6. Se a enxertia for bem-sucedida, remova a parte aérea do porta-enxerto em março para permitir o desenvolvimento do olho enxertado. Em seguida, corte esse novo broto para que ele se ramifique. Para fazer isso, corte o broto final com a unha quando o caule tiver cerca de dez centímetros de altura. Conte quinze meses antes de ter uma roseira de tamanho considerável.
Como você coloca uma rosa em camadas?
Camadas é um termo um tanto complicado para uma operação infantil de propagação de rosas trepadeiras.
Melhor época para isso: julho-agosto.
- 1. Escolha um galho bonito que possa se arrastar pelo chão e que venha da base da roseira: deve ser reto e bem lenhoso (ou seja, maduro e parecido com madeira). Coloque-o no chão e, no ponto de contato com este, faça uma pequena incisão oblíqua na metade do diâmetro. Enterre esta parte do caule em solo previamente solto ou areia e segure-a no lugar com pregos grandes.
- 2. Depois de alguns meses (seis a doze) o tronco em camadas formou raízes no nível da incisão.
- 3. Separe-a da roseira cortando-a com uma tesoura de poda bem afiada. Transplante imediatamente.
Como semear rosas?
A semeadura raramente é usada para propagar rosas, a menos que você queira se divertir cruzando-as depois.
- 1. Colha frutas totalmente maduras no outono (você não deve cortar todas as flores murchas em junho).
- 2. Semeie de março a abril, de preferência em terrina, em composto misturado com areia e solo de jardim (um terço). Água.
- 3. Quando as plantas surgirem e tiverem um mês de idade, transplante-as para vasos . Cuide deles antes de plantá-los na próxima primavera. Aguarde dezoito meses para obter rosas pequenas.
Desvantagens da semeadura: É longa e produz plantas bem diferentes e menos bonitas, principalmente que a roseira