Todos nós temos meias rasgadas no fundo da gaveta. Estranhamente, quando eles aparecem, continuamos a usá-los longe de olhares indiscretos. Até que estourou a provocação e decidimos nos livrar dela. Mas por que jogá-los fora quando eles podem servir de outra forma? Da mesma forma, se você acha que suas meias-calças deveriam ir para o lixo, pense novamente: há muitas maneiras engenhosas de reciclá-las. Com um pouco de criatividade você pode mexer em diversas coisas úteis!
Como dar uma segunda vida às suas meias de fio?
Com o tempo e o desgaste, muitas meias ficam furadas. Quanto às meias e meias até o joelho, quando são muito finas, é quase inevitável que escorreguem depois de um tempo. A partir daí não será mais uma questão de usá-los por baixo da saia ou do vestido. Portanto, devido à sua vida útil limitada, geralmente acabam no lixo. E isso é uma pena, porque essa meia-calça pode servir de muitas maneiras diferentes em casa.
Como bónus, também pode envolver os seus filhos nesta sessão de reciclagem, para despertar as suas faculdades manuais. Qual a melhor forma de reciclar meias-calças ou meias danificadas que normalmente ficaríamos tentados a deitar fora? Usando um gancho e linha colorida você pode criar objetos decorativos para embelezar seus interiores. Há também vários tutoriais disponíveis na web, incluindo vídeos de instruções, que podem facilitar seu trabalho se você não mexer com frequência.
Enquanto isso, aqui estão alguns passos simples a seguir para criar uma linda decoração:
- Primeiro você precisa fazer um anel com sua meia-calça de lã. Para isso, deve-se cortar uma tira de cerca de 6 ou 8 cm e enrolá-la sobre si mesma. Arme-se com uma agulha de crochê de 2,5 mm e comece a trabalhar o fio, enrolando-o no círculo formado pela meia-calça. A cada volta é necessário prender o fio com um laço e um passe de crochê, para que cubra completamente as meias enroladas (elas servirão de base).
- Depois de mexer no círculo inicial, agora você pode passar para o segundo nível e trabalhar na parte externa da circunferência. Neste ponto você precisa criar uma série de correntes sempre seguindo o formato circular. Estes serão os pontos básicos para o próximo nível, onde a sua criação começará a tomar forma.
- Ainda com o mesmo fio, estruture o 3º nível criando pétalas, mais ou menos largas dependendo do seu gosto, tendo o cuidado de deixar um pouco de espaço livre no centro. Complete toda a circunferência e prepare-se para trocar os fios para dar o toque final.
- Terminadas as pétalas, certifique-se de que sua criação esteja uniforme e espalhe bem com as mãos.
- Em seguida, pegue um fio de outra cor, de preferência branco (ou em contraste com o primeiro fio) e comece a trabalhar das pontas para o centro. O objetivo é preencher o espaço vazio dentro das pétalas para dar a impressão de uma flor bicolor.
- Depois de terminar, prenda bem os fios com um nó e disponha novamente a decoração com as mãos.
E aí está, você acabou de consertar uma decoração original para pendurar na parede ou instalar na mesinha de centro da sala. Essa técnica também é ótima para reproduzir outras formas atraentes, como lindos girassóis ou flocos de neve. Como você pode ver, basta um pouco de criatividade e imaginação para dar nova vida às suas meias danificadas.
Como reciclar meias ou meias de lã?
Em vez de pensar em jogar fora esses itens desgastados ou danificados, saiba que eles servirão de maneiras inesperadas para resolver diversos problemas do seu dia a dia. Aqui estão algumas alternativas inteligentes para transformar suas velhas meias de lã e collants opacos com buracos.
- Proteção do pára-brisa: muitas vezes afetado por danos causados por geada, neve e temperaturas excessivamente frias, o pára-brisa requer proteção máxima para evitar danos. Não tem garagem e o seu carro está sempre lá fora? Para preservar a borracha do para-brisa, cubra-o com uma meia-calça comprida, isso serve. Mas não se esqueça de retirá-los antes de viajar.
- Limpador de vidros : por absorver perfeitamente a umidade, uma simples meia será muito útil para eliminar a incômoda condensação que se forma nos vidros do seu carro. Tenha sempre alguns à mão!
- Protegendo suas botas : aqui vai um pequeno truque que poucos conhecem. Se você quiser que suas botas fiquem em forma, basta colocar um pouco de jornal dentro de uma meia-calça comprida e enfiá-la nos sapatos. Como bônus, o papel absorverá a umidade e, portanto, protegerá o tecido.
- Estojo para óculos : Você sabia que suas meias usadas serão muito úteis para proteger seus óculos de possíveis batidas e arranhões. Se você não tem case em casa, esta é a alternativa perfeita!
Como consertar meias de fio?
Mesmo quando usadas com muita delicadeza, sejam elas novas ou velhas, as meias costumam torcer. De repente, basta segurar acidentalmente uma joia ou um objeto pontiagudo e você verá imediatamente um pequeno buraco ou arranhão que pode estragar seu par de meias. Não entrar em pânico! Certos truques comprovados evitarão o desastre: com a única condição, é claro, de remediá-lo na hora, caso contrário não evitaremos o inevitável.
Aqui estão dois métodos populares que resolverão o problema na origem:
- Laca: Assim que notar um buraco que entrou, se ainda estiver em casa, pegue um laca do banheiro e aplique uma camada na parte fiada. Isso ajudará a endurecer as fibras para que fiquem mais fortes. O ideal é retirar a meia-calça com cuidado para que a pulverização seja feita tanto por dentro quanto por fora. Deixe secar alguns minutos antes de voltar a usar as meias. Mas atenção, esta é apenas uma solução temporária, aguardando para poder aplicar a que vem a seguir.
- Esmalte transparente: você provavelmente já ouviu falar desse método comum que salva as meias-calças in extremis quando elas giram. É por isso que muitas vezes as mulheres são aconselhadas a sempre ter esmalte transparente na bolsa. Este produto multifuncional é conhecido por resolver esse tipo de problema em segundos. Assim que você notar o aparecimento de um buraco ou arranhão que ameaça se espalhar por toda a superfície da meia-calça, basta aplicar um pouco de tinta ao redor da área danificada para interromper imediatamente o dano. Certifique-se de espalhar o suficiente além das bordas para evitar que o tecido rasgue ainda mais.