O banheiro é um ambiente constantemente exposto à umidade e geralmente não possui boa ventilação. Esporos de mofo se formam no ar e caem em superfícies úmidas. Eles crescem e se desenvolvem rapidamente, em um ou dois dias.
Além da limpeza e da estética, conviver com mofo pode causar problemas de saúde. Para pessoas com asma ou alergias, pode causar complicações respiratórias. O mofo não está apenas no silicone, mas também afeta os pulmões, causando tosse e dificuldade para respirar.
Alguns produtos químicos removem o mofo da superfície, mas podem causar efeitos indesejáveis na saúde dos moradores da casa , que trocariam um problema por outro. Hoje trago para vocês duas opções para remover o mofo preto de forma natural e segura para você e sua família.
1. Com vinagre
Devido ao seu componente ácido, o vinagre pode matar o mofo negro em superfícies porosas e não porosas e ajudar a prevenir futuros surtos. Tem a vantagem de ser um limpador e desinfetante natural e ecológico. Porém, recomendo o uso de luvas para a limpeza, para que o mofo não entre em contato com as mãos e a pele.
Use apenas vinagre branco, não vinagre de maçã ou vinho. Usando um borrifador, borrife vinagre não diluído na superfície mofada e deixe descansar por uma hora. Em seguida, limpe a superfície com água morna e deixe secar. Em seguida, pulverize novamente as áreas afetadas e deixe secar. Não se preocupe com o cheiro do vinagre, ele evapora com o tempo.
2. Com limão
Assim como o vinagre, o suco de limão é um limpador natural e também deixa um aroma fresco e agradável. O alto teor de ácido cítrico e suas propriedades antibacterianas o tornam ideal para eliminar gorduras e fungos.
Comece tratando o silicone com água morna e sabão. Enxágue a área e aplique o suco de três a cinco limões com um borrifador ou diretamente. Remova o molde com uma esponja ou pincel. Dependendo do estado do molde, repita a operação.
Usar limão é uma alternativa aos produtos químicos tóxicos. Isso pode ter efeitos colaterais na saúde da sua família. O limão, por outro lado, é seguro para eles e para o meio ambiente. Além disso, é muito mais barato que os produtos comerciais.
Como prevenir mofo
O mais importante é ventilar o banheiro. Abra a janela e a porta. A ideia é que exista uma corrente de ar que seque o mais rápido possível as superfícies molhadas pelo vapor. Se necessário, use um ventilador por cerca de meia hora.
Não deixe toalhas molhadas espalhadas nas superfícies. São uma fonte de neblina que demora muito para secar, o que dá tempo para o mofo crescer. Deixe-os sempre pendurados e, se possível, pendure-os para secar mais rapidamente. O mesmo vale para a cortina do chuveiro. Não deve estar molhado e grudado nas paredes da banheira.
Por fim, sugiro que você verifique seu banheiro de vez em quando para ver se há crescimento de mofo. Às vezes acontece que se encontram em locais menos visíveis, como prateleiras onde são armazenados líquidos, sabões ou pós. Verifique também em torno de canos e drenos.