A água da torneira contém cloro e cloramina, um desinfetante tóxico. Não deve conter mais de 4 mg de cloro por 1 litro de água. Mas, infelizmente, esta taxa é muitas vezes ultrapassada.
É possível testar a água que bebemos para verificar a sua qualidade e a quantidade de cloro que contém. É melhor filtrar a água da torneira antes de bebê-la porque o cloro é muito prejudicial à saúde a longo prazo.
Na verdade, o consumo de água clorada aumenta o risco de câncer de bexiga e o nível de colesterol ruim. Causa asma, alergias e afeta a pele, os olhos e o trato respiratório. É por isso que muitas organizações de saúde recomendam filtrar a água.
Como remover o cloro?
- A maneira mais fácil é colocar pelo menos algumas gotas de suco de limão toda vez que beber água, porque a vitamina C purifica a água.
- Caso contrário, você pode usar comprimidos de vitamina C. 1 mg por litro de água é suficiente, mas se a água estiver muito clorada, você pode exceder essa proporção.
- Também é possível limpar a água com filtros que são colocados diretamente nas torneiras.
- O cloro pode ser removido deixando a água em um tanque aberto. O cloro se transforma em gás e evapora após 2 ou 3 dias.
- Você pode remover o cloro fervendo água por 15 minutos.