Às vezes é difícil livrar-se da umidade que aparece nas paredes de nossas casas. Além de alterar paredes e tetos, também afeta a nossa saúde. E por uma boa razão, quanto maior for a humidade, melhor será a qualidade do ar. Como você deve ter entendido, deixar o mofo prosperar significa viver em um ambiente pouco saudável. Aqui está um truque simples e eficaz para eliminá-los das paredes.
Um elevado nível de humidade pode causar vestígios de bolor nas juntas ou paredes, problemas de condensação nas janelas ou descascamento dos papéis de parede. Sabendo que uma variação de 45% a 65% no nível de umidade é considerada normal, o problema da umidade começa quando ela ultrapassa esses valores. Isso não afeta apenas a aparência das paredes, mas a alta umidade pode afetar a saúde.
Para resolver o problema sem gastar muito, mostramos um truque que se destaca pela simplicidade, acessibilidade e sobretudo pela eficácia. Mas antes disso cabe a nós detectar a origem do aparecimento do mofo.
Possíveis causas de umidade
A origem do problema deve primeiro ser abordada antes de resolvê-lo. Aqui estão as causas recorrentes e suas soluções, algumas das quais você mesmo pode fazer.
Causas externas: Se o isolamento externo da casa for ruim, você pode pedir orientação a um construtor para revisar os revestimentos das paredes externas. Se for um problema de umidade ascendente (umidade que sobe do chão para a parede), você precisará de um profissional para investigar o problema. Ele então decidirá se vai atuar nas fundações, injetar resina, fazer drenos ou desviar águas pluviais. Nos casos em que houver vazamentos no telhado, pode ser necessário tratar a impermeabilização do telhado.
Causas localizadas (internas): Se as causas forem menos drásticas do que as mencionadas acima, você pode tentar identificar a causa da infiltração de umidade em sua parede. Se você encontrar um vazamento ou vazamento, poderá consertá-lo sozinho ou procurar ajuda profissional. Além disso, se for um problema inerente a divisões sensíveis, como casas de banho e caves, considere meios de secagem ao ar, como o sistema de ventilação ou o absorvedor de humidade.
Você também deve saber que secar roupas em ambientes fechados também não é recomendado pelo risco de causar doenças respiratórias, principalmente para quem sofre de asma.
Recomendação para tratar uma parede sujeita a humidade
Pintando uma parede úmida
Agora que você conseguiu identificar a causa do aparecimento de vestígios de umidade, pode prosseguir para os meios de reparar esse inconveniente. Para começar, faça uma limpeza inicial de mofo e salitre. Para fazer isso, use luvas e escova. Molhe completamente a superfície da parede com uma solução diluída de vinagre branco e esfregue. Deixe agir por 30 minutos ou mais e depois enxágue a superfície com água morna limpa. Após 2 horas, tempo de secagem da parede, aplicar uma camada de alisamento se julgar necessário.
Para evitar manchas de umidade, aplique uma camada de base antes de mudar para uma tinta resistente à umidade destinada a ambientes como banheiros ou porões úmidos. Em outro contexto, você também pode combater o mofo na gaveta da máquina de lavar com um truque engenhoso.
Alternativas naturais para absorvedores de umidade
Existem desumidificadores naturais que podem ser utilizados em combinação com grelhas de ventilação e VMC (ventilação mecânica controlada). Estes são ingredientes úteis, como sal grosso ou carvão. Você também pode absorver e limpar o ar circundante instalando plantas de interior em sua casa . E por uma boa razão, a água contida no ar serve-lhes de alimento. Lembre-se de instalá-los em ambientes sujeitos à umidade. Se suas roupas também ficaram manchadas de mofo, aqui estão 5 receitas caseiras para eliminá-las.