Como reproduzir rosas a partir do caule para obter dezenas delas

O método mais simples e econômico de propagação de rosas é através do caule. Essa técnica é muito popular entre os jardineiros, pois produz variedades de rosas difíceis de encontrar no mercado.

A propagação de rosas por estacas (caules ou galhos cortados diretamente de uma roseira) é uma técnica simples, mas alguns passos devem ser seguidos para garantir resultados satisfatórios.

Antes de começar, é importante ressaltar que as mudas velhas não podem ser aproveitadas, mas devem ser cortadas e plantadas imediatamente. As estacas ideais são caules semi-maduros, com 6 a 10 milímetros de espessura e 15 a 20 centímetros de comprimento, e que já apresentam pequenos brotos.

Depois de selecionar o galho ou caule mais adequado para sua planta, siga estes passos simples para prepará-la para o cultivo:

  1. Corte a ponta do galho obliquamente ou diagonalmente, logo acima do botão.
  2. A parte inferior do galho deve ser cortada horizontalmente.
  3. Retire as folhas e limpe todo o galho. Você também pode remover parte da casca inferior para melhorar o desenvolvimento da raiz, mas esta etapa não é necessária.
  4. Use hormônios de enraizamento para ajudar novas plantas a se desenvolverem e crescerem.

Como plantar hastes de rosa

Existem muitos métodos para propagar rosas através do caule. O método tradicional envolve usar um vaso com terra, mas existem muitos outros. Qualquer que seja o método escolhido, certifique-se de manter os caules longe da luz solar direta e de fornecer-lhes a quantidade certa de umidade.

Criação de rosas em batatas

Depois de preparar os caules conforme descrito acima, insira-os na batata. Mesmo que este método não envolva o uso de solo, certifique-se de fornecer a umidade correta.

Assim que as raízes aparecerem, o caule pode ser plantado no solo.

Brinque com rosas na água

Neste método os caules são colocados em água e, através de um corte na parte inferior, estimula-se a formação de raízes.

São necessários tubos especiais e uma preparação de turfa, vermiculita e perlita para ajudar a absorver a umidade. Você também precisará usar hormônios de enraizamento e manter a umidade correta (o que não é difícil com este método).

Reproduza rosas no chão

Este é o método tradicional de criação de rosas. Encha uma panela com terra para vasos cheia de turfa e coloque as hastes nela. Você também pode usar solo específico para o cultivo de plantas.

Molhe o solo para envasamento e use hormônio de enraizamento antes de fixar as hastes. Se estiver muito quente, tampe a panela e regue regularmente.

Agora que você já sabe como reproduzir rosas a partir do caule, escolha o método que melhor se adapta às suas necessidades e experimente agora.